fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Formiga: Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação será no próximo sábado

Formiga: Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação será no próximo sábado

Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação será no próximo sábado
Foto Assessoria Prefeitura Formiga/ Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação será no próximo sábado

Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação será no próximo sábado
Foto Assessoria Prefeitura Formiga/ Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação será no próximo sábado

Começa na sexta-feira, em Formiga/MG, no dia 1º de outubro, a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação. Serão oferecidas todas as vacinas para crianças e adolescentes menores de 15 anos, EXCETO A VACINA CONTRA A COVID-19. O “Dia D” será realizado no sábado, dia 02 de outubro em todos os postos de saúde da cidade.

Vacinas como BCG, hepatite A e B, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), pólio, HPV, meningocócica, entre outras, serão oferecidas. Clique no link https://www.formiga.mg.gov.br/arquivos/recursos_humanos/campanhamultivacinao.pdf e saiba quais vacinas são indicadas para cada idade.

O Ministério da Saúde destaca que a multivacinação tem como objetivos oportunizar o acesso às vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais e homogeneidade, diminuir a incidência e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis nas crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que manter a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes em dia é um desafio e uma questão de saúde pública, visto que doenças como o sarampo, a meningite e a caxumba afetam a saúde desses grupos etários, que também são importantes transmissores dessas doenças.

Tendo em vista as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, é de fundamental importância que toda a população-alvo desta campanha compareça em um posto de saúde mais próximo de casa, levando o cartão ou caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada, ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal preconizado no Calendário.