fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Diesel e gasolina da Petrobras têm 25% de defasagem, maior nível em cerca de 10 anos, diz Abicom

Diesel e gasolina da Petrobras têm 25% de defasagem, maior nível em cerca de 10 anos, diz Abicom

Image
posto de combustivel , gasolina alcool

posto de combustivel , gasolina alcool

Os valores médios de diesel e gasolina da Petrobras nas refinarias atingiram nesta quarta-feira 25% de defasagem ante a paridade de importação, um nível não visto há cerca de 10 anos, apontaram cálculos da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom).

O chamado preço de paridade de importação (PPI) é o custo do produto importado trazido ao país.

Diante de temores de oferta apertada relacionados à guerra na Ucrânia, o petróleo tipo Brent subiu 7,58% nesta quarta-feira, a 112,93 dólares por barril, maior patamar desde junho de 2014, enquanto o petróleo nos EUA (WTI) avançou 6,95%, a 110,60, maior nível desde maio de 2011.

Em relatório a clientes, analistas do Goldman Sachs também apontaram defasagens de mais de 20% nos preços da Petrobras nesta quarta-feira.

“À luz do recente aumento nos preços do petróleo…, os investidores questionam a viabilidade da atual política de preços da Petrobras – que segue os preços internacionais de gasolina e diesel, mesmo que com algum atraso”, afirmaram os analistas do banco Bruno Amorim e Joao Frizo.

O banco ressaltou que o Brent já acumula alta de cerca de 45% no ano, sendo um avanço de 16% na última semana.

“Os preços do diesel/gasolina nas refinarias da Petrobras aumentaram 78/75% desde janeiro de 2021 e atualmente permanecem 21/23% abaixo da paridade internacional de acordo com nossos cálculos após o recente aumento nos preços do petróleo”, disseram eles.

Na semana passada, o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, havia afirmado à Reuters que a petroleira acompanhava “minuto a minuto” a alta nos preços do petróleo Brent antes de tomar qualquer decisão sobre os preços. Segundo Luna, o cenário ainda era de muita incerteza e volatilidade para uma definição de eventuais reajustes, medida sempre impopular na sociedade e no meio político.