fbpx
Pular para o conteúdo

Dia do Pão de Queijo: conheça a história

Image
Dia do Pão Queijo 17 08 Foto: Diviníssimo

Hoje 17 de agosto comemora-se o Dia do Pão de queijo. Em sua celebração, vamos compartilhando um pouco de sua história, que dentre tantas, nos conta que ele nasceu lá em Minas Gerais, certo?

A origem

“Difícil precisar sobretudo quando olhamos para um tempo em que os traçados políticos não eram como os atuais. No entanto, levando em conta a ampla presença da mandioca (o pão de queijo é elaborado, basicamente, a partir de derivados dela e do leite) pelo território nacional e o intenso desenvolvimento de cultura queijeira em Minas a partir do século 18, imaginar a iguaria surgindo lá não me parece uma teoria descabida. Importante dizer que há registros de receitas semelhantes e antigas em outros países da América do Sul, como a chipa.”, explica Eduardo Tristão Girão, jornalista e consultor gastronômico especializado em queijos.

A historiadora da alimentação Carolina Figueira da Costa endossa ainda mais essa história e confirma que a origem é, de fato, incerta. “Para entendermos a história podemos recorrer a livros e cadernos de receitas culinárias. Tanto o pão de queijo como o queijo são considerados patrimônios da cozinha mineira. Mas o poder simbólico e identitário em Minas Gerais é inegável. O que se reconhece historicamente também é que alguns fatores contribuíram para seu sucesso, como a possibilidade de fácil adaptação ao tempo e sintonia às exigências e padrões alimentares contemporâneos. Só é tradição porque continua fazendo sentido no presente, não apenas no passado.”

A conexão com Minas Gerais

A ligação com o estado mineiro tem a ver com as muitas maneiras de processar e utilizar a mandioca, aproveitando o alimento em diversas receitas. Girão conta que um “antepassado” do pão de queijo seria o biscoito de goma de mandioca “distinguido pelo acréscimo de Queijo Minas Artesanal ou sua rala (aparas do processo de acabamento do queijo). Hoje é uma receita amplamente difundida e apreciada no Brasil, com preparos semelhantes.”

Diviníssimo é o nome da indústria que produz os alimentos mais gostosos de Minas Gerais.

Há mais de 20 anos, é quem faz o pão de queijo mineiro de verdade, aquele com receita de vovó e deliciosos salgados para sua lanchonete, padaria, supermercado ou festa.

A empresa, que nasceu em Divinópolis, no interior de Minas Gerais, mantém todas as características que marcam essa culinária tão rica. As receitas são tradição de família e a qualidade, o sabor e o carinho estão em todos os produtos da marca.

Com rigoroso controle de qualidade a Diviníssimo tem o sabor que você tanto aprecia e é a melhor pedida em alimentos congelados e prontos para o consumo. Tudo muito prático para deixar qualquer hora do seu dia muito mais gostosa. Tem produtos para servir em casa, para a festa, para bares, padarias, lanchonetes, hotéis, bufês, supermercados e mercearias.

Abaixo video da Diviníssimo em homenagem ao Dia do Pão de Queijo: