fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Pitangui
  • Desfile, anúncios, inauguração e homenagens marcam as comemorações de 307 anos de Pitangui

Desfile, anúncios, inauguração e homenagens marcam as comemorações de 307 anos de Pitangui

Image

Com toda pompa e circunstância Pitangui completou ontem, 09, os seus 307 anos. As comemorações começaram bem cedo. Antes do dia clarear, músicos da Banda de Música José Viriato Bahia Mascarenhas percorreram praças e igrejas realizando uma Alvorada Festiva. Ao som da boa música mineira, MPB, entre outros estilos, os moradores da cidade eram despertados e convidados a participarem da festa de aniversário.

A cidade se reuniu em frente à Prefeitura de Pitangui, Casarão que já foi residência do Padre Belchior, onde a prefeita Maria Lúcia Cardoso recebeu diversas autoridades locais e visitantes, dando início ao desfile cívico. Este ano o desfile contou com a participação de cerca de 30 entidades. Entre elas, escolas, fanfarras, banda de música, associação de moradores entre muitas outras.

Batizado de “Caminhos da Liberdade”, o desfile cívico percorreu ruas marcantes da cidade histórica de Pitangui. A intenção foi a de fazer um mergulho no passado da cidade que é rico de acontecimentos históricos para Minas e para o Brasil – como o primeiro levante armado do Brasil contra os desmandos da Coroa Portuguesa e o pagamento do Quinto do Ouro – e onde também residiram figuras importantes dos século XVII e XVIII, como Joaquina do Pompeu e Maria Tangara, que tiveram grande influência política e econômica na época do Brasil colônia.

No Centro Histórico, na conhecida Praça do Jardim, a prefeita Maria Lúcia Cardoso recebeu a população para o encerramento do desfile. “Quanta beleza, quanta alegria! Foi tudo muito lindo. Um desfile cívico de encher os olhos e acalentar o coração. Quero parabenizar a todos que participaram ou que estiveram envolvidos na organização do evento de hoje”, destacou a prefeita.

Nessa ocasião Maria Lúcia Cardoso fez um rápido balanço do seu governo e anunciou novas obras e ações que acontecerão em breve. Este é o caso do início das obras da construção de um bulevar na região central da cidade. Empreendimento que irá resolver o problema do mal cheiro em razão do esgoto despejados nos córregos. Ao mesmo tempo que prevê a criação de um parque linear com ciclovia, pista para caminhada, mirante entre outros aparelhos públicos.

Outra novidade anunciada por Maria Lúcia Cardoso, e que promete ser referência no Brasil, é a instalação do curso de Agropecuária de Precisão, primeiro do país, e que será instalado no Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo, ITAC. A prefeitura, com recursos de emenda parlamentar do deputado Federal Newton Júnior, faz obra de infraestrutura na estrada que liga a BR 352 ao ITAC. Obra, fundamental, para o início das aulas previsto para o próximo mês agosto.

Entre as várias autoridades que participaram da comemoração do aniversário de Pitangui estiveram presentes o prefeito de Nova Serrana, Euzébio Lago, o presidente da Câmara de Vereadores de Pitangui, Heleno Sandro Severino, o vice-prefeito da cidade, Márcio Antônio Gonçalves, o deputado estadual, Fábio Avelar, o deputado federal, Newton Júnior, o ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso. O evento contou com a participação de vereadores da cidade e visitantes, autoridades policiais e religiosas entre outros convidados.

Polícia Civil

Dentro da agenda de eventos alusivos aos 307 de Pitangui, a prefeita Maria Lúcia Cardoso participou da nova sede da Polícia Civil na cidade. O novo imóvel fica localizado na Praça Antônio dos Santos e os custo da sua locação e manutenção correm por conta da prefeitura.  “A nossa intenção é essa: sempre colaborar para oferecer a melhor estrutura para as forças de segurança. Agindo assim, estamos cuidando do nosso maior patrimônio que é o povo de Pitangui”, pontuou a prefeita.

 

Legislativo

Ao final da noite de ontem a Câmara de Vereadores de Pitangui conferiu a entrega da Medalha do Mérito Legislativo e o Diploma de Mérito à pintanguienses distintos e concedeu também, o Título de Cidadania Honorária a pessoas que adotaram Pitangui como seu lar. A prefeita Maria Lúcia Cardoso compareceu a este evento e reforçou seus laços com o Legislativo Municipal.  “Se o Brasil há anos anda dividido entre “Eles e Nós” Pitangui, por toda sua tradição histórica por liberdade, tem que se mostrar diferente. Tem que se mostrar unida em prol de algo muito maior. O meu interesse, ou melhor, os nossos interesses são o que o povo clama é para eles que devemos canalizar todos esforços. Para construirmos, juntos, uma Pitangui que seja, de fato, boa para todas e todos”, defendeu Maria Lúcia Cardoso durante seu discurso na Câmara de Vereadores.

 

Programação

 

E a programação em torno dos 307 ano de Pitangui segue. Amanhã, dia 11, com o tema: “Dos primeiros tempos da Vila aos dias atuais”; a Prefeitura, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizará o I Seminário das Crianças e Jovens das Escolas de Pitangui. Este evento terá início às 8h no Centro Social.

Também amanhã, às 19h, será realizada uma Missa de Ação de Graças pelos 307 de Pitangui na Capela de São Francisco de Assis. Às 20h acontece um concerto de Canções de Amor a Pitangui, no Adro da Capela. E para não deixar ninguém parado, a prefeitura dará mais um presente para população. O show dos filhos da terra, João Lucas e Diego. O show terá início às 21h na Praça da Feirinha.

No domingo, numa promoção da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e Prefeitura de Pitangui, acontece a Segunda Etapa do Circuito Estrada Real de Motocross. Evento que reunirá dezenas de pilotos de Minas e do Brasil. A largada será às 11h30 da manhã no CT Zé Lino.