fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Belo Horizonte
  • Deputados sugerem que governo federal crie Parque Nacional da Serra do Curral

Deputados sugerem que governo federal crie Parque Nacional da Serra do Curral

Image

O objetivo é proteger a área, em Belo Horizonte, de atividades de mineração e empreendimentos imobiliários

Um grupo de deputados federais mineiros protocolou uma indicação ao Ministério de Meio Ambiente sugerindo a criação do Parque Nacional da Serra do Curral, em Belo Horizonte. O objetivo dos parlamentares é, através da delimitação da área de proteção ambiental, impedir a atividade de mineração no terreno.

No documento, os deputados afirmam que a serra foi eleita como um símbolo dos mineiros, mas “vem sendo ameaçada pela especulação imobiliária” e por projetos de mineração “sem licenciamento, por meio de TACs (Termos de Ajustamento de Conduta) precários” e “cercados de irregularidades”. A peça é assinada pelos deputados federais mineiros Rogério Correia (PT), Ana Pimentel (PT), Patrus Ananias (PT), Célia Xakriabá (PSOL) e Duda Salabert (PDT).

Serra do Curral

A Serra do Curral é um cartão postal de Belo Horizonte e fica no limite geográfico entre as cidades de Nova Lima, Sabará, Brumadinho e Ibirité. Na argumentação, enviada pelos parlamentares ao governo federal, eles descrevem o terreno como local que “possui inestimável valor ambiental, cultural, arqueológico, hidrológico, paisagístico e social. Constitui parte da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, abrigando incontestável riqueza ecológica, patrimônio da biodiversidade, com mata nativa, de transição dos biomas Cerrado e Mata Atlântica”.

As informações são da Itatiaia.

Foto: Luiz Santana ALMG.

O post Deputados sugerem que governo federal crie Parque Nacional da Serra do Curral apareceu primeiro em Portal Amirt.

Postado originalmente por: Portal AMIRT