fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Regional
  • Contrato para implantar projeto de “Cidade Inteligente” em Carmo do Cajuru será assinado amanhã

Contrato para implantar projeto de “Cidade Inteligente” em Carmo do Cajuru será assinado amanhã

Image

A Prefeitura de Carmo do Cajuru assina nesta terça-feira (09) contrato de parceria público-privada (PPP) com o consórcio GSE Luz, vencedor da licitação em andamento desde o ano passado para implementar soluções de Cidade Inteligente no município. As empresas integrantes do consórcio recebem a concessão administrativa por 25 anos para estruturação e manutenção da rede de iluminação pública e de telecomunicações da cidade, além da implantação de usina de energia solar fotovoltaica.

 

Para eficientização da iluminação pública da cidade, o consórcio implementará lâmpadas de LED, que geram menor custo e maior potencial de luminância, aumentando a sensação de segurança e conforto dos moradores de Carmo do Cajuru. Já a estrutura de telecomunicações prevista na PPP garante ao município uma rede de dados estável e segura, que leva internet via fibra ótica aos prédios públicos, oferece Wi-Fi gratuito à população e instala câmeras de videomonitoramento para a segurança pública por toda a cidade, tudo em um sistema integrado.

 

Com o investimento na usina solar fotovoltaica, o município terá geração de energia limpa e sustentável garantida. Além de mais economia, esse investimento representa um passo certeiro de Carmo do Cajuru em direção a uma tendência promissora nos próximos anos: energias renováveis. Conforme indicado pela Agência Internacional de Energia (IEA), o mundo pós pandemia da COVID-19 precisará dobrar investimentos em fontes renováveis para reverter a estagnação do mercado.

 

Carmo do Cajuru é a primeira PPP da Cidade Inteligente do país. O investimento privado é da ordem dos 17,1 milhões de reais, e o valor do contrato gira em torno dos 64,5 milhões. Os estudos e a modelagem do projeto foram executados pelo Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC Brasil), em modelo pioneiro no Brasil. Com o contrato assinado, o consórcio terá nove meses de implantação e já começa a operar as obras no município.