Concessão da Copasa em Nova Serrana será suspensa - Portal MPA

Publicidade

Concessão da Copasa em Nova Serrana será suspensa

Postado em 22/05/2020 17:34

Após publicada a suspensão, o município de Nova Serrana buscará na Justiça o aval para contratação emergencial e temporária de outra empresa, até que se faça uma licitação

O prefeito de Nova Serrana Euzebio Lago, decretou a abertura de um processo administrativo contra a Copasa a fim de verificar o descumprimento de cláusulas contratuais por parte da empresa de saneamento. A partir do processo, a comissão processante determinou cautelarmente a suspensão da concessão do direito de exploração do serviço de abastecimento e tratamento de água e esgoto por parte da Copasa em Nova Serrana. Isso significa que, a partir de hoje (sexta-feira, dia 22/05), a Copasa não é mais a empresa concessionária de água e esgoto do município. 

A medida foi tomada após diversas tentativas, amigáveis e também via judicial, de se fazer cumprir as cláusulas estabelecidas no contrato assinado entre Copasa e Município de Nova Serrana, em 2010, por 30 anos. Tal contrato prevê que a Copasa deve fornecer serviço de abastecimento e tratamento de água e esgoto em Nova Serrana de forma eficiente e contínua, atendendo a demanda do município.

Após publicada a suspensão da concessão da Copasa o município de Nova Serrana buscará na Justiça o aval para contratação emergencial e temporária de outra empresa, até que se faça uma licitação, onde diversas empresas farão concorrência para adquirirem o direito de explorar o serviço de abastecimento e tratamento de água e esgoto em Nova Serrana.

Este novo processo também prevê a abertura de um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), no qual as empresas interessadas em assumir a concessão em Nova Serrana apresentarão ao município um estudo e um projeto completo, contemplando todas as necessidades e soluções para atender de forma eficiente toda a demanda de abastecimento de água em Nova Serrana. Cabe dizer que o PMI não trará nenhum custo à prefeitura e que os estudos e projetos mais satisfatórios serão incluídos no Edital de licitação, afim de garantir a definitiva solução para a falta de água na cidade. 

Para o prefeito Euzebio Lago, a paciência com a Copasa esgotou. “É muito bonito dizer que Nova Serrana é a cidade que mais cresce em Minas, mas parece que a Copasa ainda não entendeu isso. Não dá pra tolerar, ainda mais no meio de uma pandemia, que hospital, fábricas, unidades de saúde, casas com pessoas enfermas e crianças, empresas e trabalhadores fiquem sem água por mais de 4 dias consecutivos. Não dá mais para acreditar que a Copasa vai mudar ou resolver essa situação. Por isso, após reuniões e conversas, decidimos tomar essa atitude drásticas, mas que trará dignidade ao povo de Nova Serrana.

Já para o procurador-Adjunto de Nova Serrana, Rildo Oliveira, o contrato estabelecido com a Copasa em 2010, só beneficia uma das partes. “Trata-se de um contrato draconiano com clausulas diabólicas que só garante direitos à Copasa. Apesar de o contrato ter sido assinado sem licitação ou concorrência pública, existe uma lei que permitiu a contratação direta por meio de um contrato feito o Estado. Entretanto, a não houve concorrência e a Copasa tem descumprido continuamente as cláusulas contratuais, deixando a população de Nova Serrana sem água por dias consecutivos”.

 

Cobranças da prefeitura

Não é de hoje que o governo municipal de Nova Serrana tem exigido da Copasa a regularização do abastecimento de água de Nova Serrana. Como uma de suas primeiras ações, o prefeito Euzebio Lago cobrou melhorias nos serviços prestados pela Copasa ainda em janeiro de 2017.

Em abril daquele mesmo ano, o prefeito de Nova Serrana levou ao conhecimento do então governador de Minas, Fernando Pimentel, a precariedade dos serviços prestados em Nova Serrana. O prefeito solicitou ainda que o Governo do Estado cobre agilidade na obra que aumenta a captação e distribuição de água no município e a construção de novos reservatórios nas partes altas da cidade, para entender a demanda da população.

Ainda em 2017, no mês de junho, o prefeito, acompanhado de vereadores, visitou as obras da Estação de Tratamento de Água e pediu agilidade na conclusão dos trabalhos

Em janeiro de 2018, a prefeitura e a Copasa firmaram um contrato para tratar 100% do esgoto de Nova Serrana. Também em Janeiro, a Copasa se comprometeu , após cobranças do governo municipal, em cumprir o cronograma físico de Implantação do Sistema de Abastecimento de Água e soluções para os problemas do abastecimento de água frequentes na cidade.

Mais uma vez, desta vez em outubro de 2018, o prefeito Euzebio Lago esteve em Belo Horizonte para cobrar dos diretores da Copasa, o término das obras da nova Estação de Tratamento de Água (ETA), próximo ao rio Pará; além da conclusão dos trabalhos de interligação do sistema de abastecimento aos seis reservatórios construídos em 2017.

Em outra visita às obras da ETA, o prefeito Euzebio Lago cobrou novamente melhorias no serviço de abastecimento, bem como agilidade na conclusão das obras para resolver por definitivo o problema de falta de água no município.

Ainda como forma de pressionar a Copasa para a conclusão das obras previstas em contrato, o chefe do executivo municipal notificou a empresa em janeiro de 2019 e decretou estado de emergência na área de abastecimento.

Por fim, após esgotadas todas as vias amigáveis, o prefeito de Nova Serrana exigiu na Justiça a conclusão das obras, bem como medidas emergenciais para garantir o fornecimento normal de água em todo o município.

E em mais uma tentativa de regularizar o serviço de água em Nova Serrana, em razão da interrupção do abastecimento de água em todos os bairros de Nova Serrana desde o dia 13/05, o prefeito de Nova Serrana notificou a Copasa, a fim de restabelecer o abastecimento de água na cidade em até 24 horas, sob pena de multa.

 

Ouça o prefeito Eusébio Lago

1 coment

  1. 745645 718186Youre so cool! I dont suppose Ive learn anything like this before. So nice to locate any person with some authentic thoughts on this topic. realy thank you for starting this up. this website is something that is wanted on the internet, someone with a little bit originality. beneficial job for bringing something new to the web! 584534

Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
%d blogueiros gostam disto: