A Jaguar Mining divulgou um comunicado nesta sexta-feira informando que as obras de contenção da pilha de rejeitos na Unidade Turmalina (MTL), em Conceição do Pará (MG), estão progredindo conforme o cronograma previsto. A construção do dique de contenção já tem sua base concluída, e duas estruturas de retenção de sedimentos foram finalizadas, enquanto uma terceira está em fase de construção.
Além disso, a empresa destacou que quatro georradares estão monitorando possíveis movimentações na pilha de rejeitos e um quinto equipamento está em processo de instalação para reforçar o monitoramento.
COMUNICADO
A Jaguar Mining informa que as obras de contenção da pilha de rejeitos/estéril na Unidade Turmalina (MTL), em Conceição do Pará (MG), estão avançando. A construção do dique de contenção está dentro do cronograma previsto e a base da estrutura está finalizada.
Duas estruturas de retenção de sedimentos também já estão prontas. Uma terceira está em construção.
Quatro georradares estão monitorando eventuais movimentações da pilha. Um quinto equipamento está em fase de instalação.
A Jaguar está cadastrando pessoas que foram realocadas e está prestando toda a assistência necessária. Algumas, porém, optaram por deixar suas casas voluntariamente e, agora, estão sendo cadastradas.
Assim, no cadastro atualizado, 251 pessoas, de 96 famílias, foram realocadas. A grande maioria está em hotéis da região e outras se encaminharam a casas de parentes. O número de imóveis desocupados é de 162 edificações, sendo sete atingidos pelo deslizamento.
Até o momento, 730 animais foram registrados. Desses, 545 foram devolvidos e levados para locais escolhidos pelos seus tutores. Outros 126 foram para abrigo em clínica veterinária e 59 permanecem em campo sob os cuidados de empresas especializadas.
Informações podem ser solicitadas pelo telefone gratuito 0800 942 0312 ou pelo e-mail [email protected]. A Jaguar não entra em contato com nenhuma pessoa através de aplicativos de mensagem de celular ou quaisquer outros meios.