fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Regional
  • Conceição do Pará continua em alerta e soma 19 desabrigados

Conceição do Pará continua em alerta e soma 19 desabrigados

Image

Os problemas com as chuvas em Conceição do Pará foram amenizados, mas ainda o Rio Pará apresenta volume acima do normal o mesmo recebe as águas do Rio São João, onde está a barragem do Carioca. Os membros do Posto Avançado criado pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Policias Civil e Militar em Conceição do Pará continuam o monitoramento da barragem. De acordo com a Prefeitura, cerca de 2.600 pessoas foram impactadas e 19 seguem desabrigadas.

Fato é que as águas baixaram 20cm, mas houve danos estruturais a barragem do Carioca e portanto o risco continua. A Barragem do Carioca teve constatados o transbordamento da represa, uma erosão na lateral e uma fratura no duto principal, motivos pelos quais foi emitido um alerta de rompimento no sábado.

NOTA DA SANTANENSE

A Santanense vem comunicar que não houve o rompimento da barragem de concreto da usina do Carioca. Devido ao alto índice de chuvas que assola o estado há dias, o volume de água que inverte naturalmente da barragem aumentou significativamente, o que vem sendo constantemente monitorado pela empresa e reportado as autoridades competentes.

Apesar de ter sido identificado o descalçamento parcial do conduto acessório engastado ao barramento, a estrutura da barragem permanece preservada. A situação vem sendo monitorada pela empresa inclusive com vistoria in loco realizada na data de hoje pela defesa civil e corpo de bombeiros. Mesmo sem exigência legal a santanense, primando por segurança já havia providenciado o plano de ações emergenciais, para que sejam tomadas todas as providências pertinentes.

A Santanense reitera seu compromisso de segurança e transparência com a comunidade e autoridades públicas e continuará monitorando de perto a situação da barragem tão logo surjam quaisquer novidades a santa nesse prestar as devidas informações e assistências necessárias.