fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Policial
  • Combate à violência doméstica: Polícia Civil apresenta ações ao governo federal

Combate à violência doméstica: Polícia Civil apresenta ações ao governo federal

Combate à violência doméstica: Polícia Civil apresenta ações ao governo federal
Foto PCMG/Combate à violência doméstica: Polícia Civil apresenta ações ao governo federal

Combate à violência doméstica: Polícia Civil apresenta ações ao governo federal
Foto PCMG/Combate à violência doméstica: Polícia Civil apresenta ações ao governo federal

A Polícia Civil de Minas Gerais recebeu, na noite de segunda-feira (22/11), em Belo Horizonte, a ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, para a apresentação das ações no combate a violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças e adolescentes. Os trabalhos foram elogiados pela representante do governo federal e poderão constar como referência no plano nacional sobre o tema.

O evento aconteceu na Cidade Administrativa Tancredo Neves e foi conduzido pelo chefe da PC, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva. “Estamos em um momento de reafirmação de parcerias e busca de recursos para nossos projetos, com foco na constante melhoria da prestação de serviços. Ter a oportunidade de mostrar à ministra Damares, no âmbito da pasta de atuação dela, o que estamos realizando é de suma importância para esse momento da Polícia Civil”, assinala.

Ao final da apresentação, Damares Alves disse estar impressionada com as ações da PCMG na pauta: “Encontrei um exército, um time de profissionais extraordinários, muito comprometidos com a causa da mulher. Eu ando pelo Brasil e não vejo isso em todos os lugares. Saio muito motivada e volto com mais vontade de trabalhar”.

Na oportunidade, a Assessoria de Planejamento Institucional da Polícia Civil (API-PCMG) explanou sobre a adesão às campanhas “Agosto Lilás” e “Sinal Vermelho”, voltadas à prevenção, à repressão e ao encorajamento das vítimas para denúncias de crimes e violações de direitos, bem como a implementação de registros de violência doméstica e a possibilidade de solicitação de medidas protetivas por meio da Delegacia Virtual.

Outra iniciativa abordada foi o aplicativo MG Mulher, que permite a criação de uma rede de contatos para acionamento em casos de risco, além de reunir diversas informações sobre serviços da rede de proteção às mulheres. Também foi apresentado o projeto da atendente virtual da PCMG, “Chame a Frida”. A ferramenta consiste em um chatbot, com contato via aplicativo de mensagens WhastApp, criado para acolher, orientar e ajudar as vítimas em situações de perigo.

Ainda com foco no acolhimento e no atendimento qualificado em casos de violência doméstica e familiar, a PCMG está fazendo um diagnóstico das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher no estado, visando ao aprimoramento da prestação de serviços nas unidades policiais. As melhorias incluem, entre outras medidas, intervenções físicas, aquisição de equipamentos e capacitação profissional.

Por fim, outra preocupação da Polícia Civil é com a disseminação de conteúdos para conscientizar e sensibilizar a população sobre o fenômeno, com informações sobre os suportes oferecidos, a exemplo de cartilhas, lives em redes sociais, vídeos institucionais e parcerias estabelecidas.