fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Direto da AMIRT
  • Cem mil doses contra a meningite C chegam a Minas Gerais, e governo ainda aguarda 300 mil

Cem mil doses contra a meningite C chegam a Minas Gerais, e governo ainda aguarda 300 mil

Image

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, 100 mil doses foram entregues nesta terça (2) e o restante será entregue a partir desta quarta (3)

O Estado de Minas Gerais aguarda o recebimento de cerca de 300 mil doses de vacinas contra a meningite C. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) nessa terça-feira (2).

De acordo com o órgão, foram solicitadas 400 mil doses e, dessas, 100 mil foram entregues hoje. O restante deve ser entregue a partir dessa quarta (3), segundo o Ministério da Saúde. Ainda segundo o SES-MG, as doses serão distribuídas de acordo com a demanda dos municípios, que devem solicitar o número necessário dos imunizantes para a Unidade Regional de Saúde de referência.

“As doses serão distribuídas para o atendimento da vacinação de rotina, seguindo as orientações do Calendário Nacional de Vacinação, e o atendimento ao público ampliado acontecerá de acordo com a disponibilidade de doses e o consequente envio dos imunizantes por parte do Governo Federal. Cada município tem autonomia para implementar estratégias de vacinação em seu território”, afirma, em nota.

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que ainda aguarda a chegada de novas doses. A cidade encerrou a vacinação para a população em geral na última quinta (28) alegando falta de imunizantes em estoque.

Ampliação

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais ampliou o prazo para a vacinação contra a meningite C no Estado até o dia 30 julho para todos os mineiros que tenham 16 anos de idade ou mais e ainda não se imunizaram contra a doença.

A orientação é que as pessoas procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima para avaliação do cartão de vacina. O imunizante é gratuito, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A ampliação se deve à intensa procura pela vacina nos municípios de Minas nos últimos dias e, principalmente, à importância de garantir a imunização da população ao agravo.  Os casos graves podem evoluir para o óbito em até 24 horas. Em 2023, três pessoas já morreram por doença meningocócica em Minas Gerais. Em 2022, foram 22 óbitos pela doença.

Vacina bivalente

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais afirma que todos os municípios já receberam doses do imunizante.

Segundo o órgão, quase 500 mil doses devem ser entregues ao Estado até esta sexta (5).

As informações são da Itatiaia.

Foto: Fábio Rodrigues.

O post Cem mil doses contra a meningite C chegam a Minas Gerais, e governo ainda aguarda 300 mil apareceu primeiro em Portal Amirt.

Postado originalmente por: Portal AMIRT