Publicidade

Carmópolis perde mais de 50 doses da vacina contra a Covid-19 por problemas técnicos

Postado em 15/03/2021 19:21

 

A Prefeitura de Carmópolis de Minas informou que o município perdeu 53 doses da vacina Coronavac, que combate a Covid-19, devido uma falha técnica.

Advertisement

Segundo um laudo apresentado, uma das câmaras frias que armazena as doses apresentou aumento na temperatura. Um item chamado de “forçador de gás” estava congelado. Devido a isso, a temperatura do equipamento ficou fora da temperatura ideal que é de 2º C a 8º C. O equipamento passou por manutenção e o problema foi resolvido.

Na última sexta-feira, 12, a coordenação de imunização do Estado orientou a inutilização das doses. O município recebeu do Estado 1.272 doses da vacina contra a Covid-19 e 1.034 já foram aplicadas. 

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) informou, por meio de nota, que está ciente do caso de Carmópolis de Minas.  Segundo a SRS, até o momento nenhum outro município da Macrorregião Oeste relatou incidentes com os equipamentos e alterações de temperaturas das vacinas Covid-19.

Veja a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado de saúde de Minas Gerais, por meio da Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis, esclarece que o município de Carmópolis de Minas entrou em contato, com a Regional de saúde de Divinópolis, para informar que havia colocado 53 doses de vacina contra o coronavírus sob suspeita após incidente com o equipamento, que não foi corretamente fechado ao final do expediente do dia 19 de fevereiro. Devido a isso, a temperatura do equipamento ficou fora da temperatura ideal que é de 2º C a 8º C.

Informamos que todos os municípios estão orientados a preencher o formulário para avaliação de imunobiológicos sob suspeita em qualquer variação de temperatura fora do ideal para que seja avaliado por profissional técnico de referência e concluído se os imunobiológicos poderão ser utilizados ou não. Essas análises levam em consideração as característica técnicas de cada imunobiológico relacionados a garantia de sua efetividade quando submetidos a condições não ideais de armazenamento.

Vale ressaltar que o formulário de imunobiológico sob suspeita de Carmópolis de Minas com as informações desse incidente foi encaminhado para a análise e a resposta sobre essa avaliação foi de que as doses devem ser inutilizadas.

Ressaltamos que, até o momento, nenhum outro município da Macrorregião Oeste relatou incidentes com os equipamentos e alterações de temperaturas das vacinas Covid-19.

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!