O Décimo Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais têm sido solicitado para esclarecimentos de informações sobre o show do Padre Reginaldo Manzotti em Carmo do Cajuru, que acabou sendo interditado para realização no Espaço Amovec, sendo o evento transferido para o Parque de Exposições.
O evento foi regularizado, junto ao Corpo de Bombeiros, para
ocorrer no Parque de Exposições do município de Carmo do Cajuru, em
área totalmente descoberta, na data de 22 de novembro, através de
laudo técnico apresentado por engenheiro civil, no Sistema
INFOSCIP.
Preocupados com a segurança do evento, o Serviço de Segurança
Contra Incêndio e Pânico (SSCIP) do 10º BBM convidaram os
organizadores e responsável técnico contratado para cuidar da
segurança contra incêndio e pânico do evento para participar de uma
reunião para prestar informações sobre todo o planejamento. A
Reunião ocorreu no dia 28 de novembro na sede do 10º BBM em
Divinópolis e os responsáveis informaram que o evento ocorreria no
Parque de Exposições do município.
O Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico do 10º BBM recebeu denúncia relativa à atividade dos brigadistas contratados para trabalhar no evento. Para surpresa da equipe de fiscalização o evento programado e regularizado para ocorrer no Parque de Exposições estava com toda a estrutura montada para ocorrer no Espaço Amovec. Não foi protocolado nenhuma documentação ou encaminhado qualquer informação ao 10º BBM sobre a mudança do local do evento.
Importante esclarecer que o Espaço Amovec não possui o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) válido, não possui condições mínimas de saídas de emergências, saída de fumaça, sistema de combate à incêndio, dentre outras medidas, em condições de permitir a segurança para o evento proposto ou qualquer outro evento de recepção de público. Ainda assim, por algumas horas, os bombeiros militares presentes na fiscalização, chegaram a estudar com os organizadores do evento, algumas medidas mitigadoras que pudessem eliminar ou reduzir alguns riscos, porém, não haviam soluções que não expusessem o público à riscos, o que culminou com a interdição do evento.
O 10º BBM informa, ainda, que desconhece qualquer informação de divulgação e comercialização de ingressos para o evento no endereço do galpão da AMOVEC, bem como, desconhece qualquer informação antecipada de alteração do local do evento, sendo que é de total responsabilidade dos organizadores dos diversos eventos informarem ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e aos demais órgãos de segurança pública a informação de localização dos eventos e suas eventuais alterações de endereços com antecedência.
Por fim, o 10° BBM esclarece que o evento ocorreu no local previamente declarado sem prejuízo à segurança do evento bem como de seus participantes.