fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Carmo do Cajuru
  • Dos 504 presépios cadastrados, Carmo do Cajuru é destaque em 1° lugar do IEPHA

Dos 504 presépios cadastrados, Carmo do Cajuru é destaque em 1° lugar do IEPHA

Carmo do Cajuru é destaque estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico
Carmo do Cajuru é destaque estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico

Carmo do Cajuru é destaque estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico
Carmo do Cajuru é destaque estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Foto: Presépio montado pelo padre Helton Ferreira Rodrigues, na casa da mãe!

Dos 504 presépios de 302 municípios de todas as regiões do estado cadastrados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA-MG), Carmo do Cajuru figura em primeiro lugar na quantidade de trabalhos inscritos: 56.

Em segundo lugar, com 47 presépios, aparece Serranos, seguida por Santa Luzia e Medina (com 13 presépios cada), em terceiro, e por São Francisco com 11.

Essa iniciativa, pelo sexto ano, é uma ação de salvaguarda das Folias de Minas, reconhecidas desde 2017 como patrimônio cultural de natureza imaterial de Minas Gerais.

Em todo o mundo cristão, o presépio idealizado por São Francisco de Assis, ao lado da árvore de natal, tornou-se um dos mais importantes símbolos do nascimento do Menino Jesus, o maior mistério da Igreja Católica.

Seja em miniatura ou tamanho real, de madeira ou papelão, a cada ano, os presépios e lapinhas são tratados com criatividade, inovação e carinho.

O IEPHA publicou um guia online do Circuito de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais com os endereços de cada montagem, abertos à visitação. Acesse <https://abre.ai/dFrk> para saber mais.