fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Belo Horizonte
  • Caminhoneiros de combustíveis fazem carreata contra ICMS do diesel em MG

Caminhoneiros de combustíveis fazem carreata contra ICMS do diesel em MG

Image
Caminhoneiros de combustíveis fazem carreata contra ICMS do diesel em MG - (foto Henrique Simões Divulgação)

Carreata dos tanqueiros na BR-381, em Betim, nesta quinta-feira (25/02). Transportadores de combustíveis do estado, que estão em greve, se movimentam em sentido à Cidade Administrativa, onde pretendem expor exigências ao governador Romeu Zema.

Cerca de 200 caminhões tanques, que se concentraram nas imediações da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, na Grande BH, se dirigem em carreata para a Cidade Administrativa, sede do governo estadual.

O presidente Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (SindTaque), Irani Gomes, ressaltou que o movimento vai ocorrer de forma pacífica.

Caminhoneiros de combustíveis fazem carreata contra ICMS do diesel em MG – (foto Henrique Simões Divulgação)

ICMS em MG

Os tributos federais que incidem sobre a comercialização de combustíveis são a Cofins e o Pis/Pasep. Entre os tributos incidentes sobre as vendas de combustíveis, apenas um não possui competência federal, o ICMS, que é um imposto estadual e que possui diferentes alíquotas em cada ente da federação. Atualmente, a alíquota do diesel em Minas é de 15%.

A alteração da alíquota da ICMS requer aprovação pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O governador Romeu Zema (Novo) afirmou nessa quarta-feira (24), por meio de redes sociais, que é contra o aumento de alíquotas do imposto e que não vai propor nenhuma medida no sentido.