fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Belo Horizonte
  • BH se prepara para 15ª Mostra Internacional de cinema realizada dia 28 de Setembro

BH se prepara para 15ª Mostra Internacional de cinema realizada dia 28 de Setembro

BH se prepara para 15ª Mostra Internacional de cinema realizada dia 28 de Setembro
Foto: https://zeaparecido.com.br// BH se prepara para 15ª Mostra Internacional de cinema realizada dia 28 de Setembro

BH se prepara para 15ª Mostra Internacional de cinema realizada dia 28 de Setembro
Foto: https://zeaparecido.com.br// BH se prepara para 15ª Mostra Internacional de cinema realizada dia 28 de Setembro

Entrando na sua 15a edição, este ano no formato online e gratuita, festival promove o diálogo entre culturas buscando a aproximação de diferentes povos de vários continentes. Na oportunidade o mercado do audiovisual e do cinema coloca a capital mineira no centro das produções cinematográficas.  BH é celeiro de produtores de cinema. Nesta 15ª mostra foram selecionados 20 filmes produzidos na Grande-BH e eles tem como pano de fundo “A Cidade em Movimento”. São filmes que buscam retratar as experiências que as cidades tem em comum o espaço coletivo das grandes metrópoles.

Paula Kimo é curadora e propôs o tema: “Cidade (em) comum”. O recorte é uma tentativa de pensar a cidade por meio da produção coletiva e do compartilhamento de quase tudo que é comum aos cidadãos que habitam em uma determinada cidade.

Paula acredita que a pandemia abalou a relação “imagem/cidade em movimento”. Ela lembra que “A mostra do ano passado recebeu muitos ‘filmes de janela’, ou feitos nas frestas das janelas, como costumo dizer”, relata a curadora.  Ela convida para a lembrança de que “As ruas se esvaziaram, os movimentos voltaram para cuidar das suas bases frágeis e as câmeras se voltaram para outros lugares, ou foram guardadas no armário, mesmo porque produtor independente precisa sobreviver, e não é o cinema que coloca comida na mesa”, pondera a curadora.

A mostra abre com o filme “Amador”, da Cris Ventura, sobre um amigo da cineasta, Vidigal. “É um filme lindo, que ativa muitas memórias afetivas, que fala de um modo de vida que aciona questões da cidade, da trajetória de vivência nas ruas, da arte, da loucura, da lucidez”, aponta Paula Kimo.

Para segunda sessão “Mátria Amada”, que trata a problematização de lugares e conceitos pré-estabelecidos: mãe, mulher, materno, amor parental. Na terceira sessão, “Contra Poder”, filmes que provocam reflexões sobre a força que destrói. “Tem um filme muito forte sobre o crime ambiental de Brumadinho, chama ‘O Vazio que Atravessa’, e também ‘O Resto’, a história de uma vida apagada pelo Estado, como tantas outras”, destaca a curadora.

A quarta sessão “Tem Diferença” discute racismo, colonialismo e violência institucional, enquanto a quinta e última é intitulada “Singular” e traz alguns retratos de vida, “o pessoal, os modos e meios de viver, em filmes de personagens bem marcados, histórias de afeto e amor, vidas narradas e contadas”.

CONHEÇA A SELEÇÃO DE FILMES E RODAS DE CONVERSA:

SESSÃO 1 – BAIXO CENTRO

Na poesia de Vidigal o encontro entre a arte, a loucura e o mais íntimo dos afetos. Para conhecer uma cidade é preciso reconhecer os corpos e lutas que atravessam sua história.

FILME – AMADOR

Documentário, cor, digital, 81min, 2020, MG – Direção: Cris Ventura

RODA DE CONVERSA Convidada especial: Louise Du Brasil – Multiartista, idealizadora e roteirista conjunta da série “As menor da redução”

SESSÃO 2 – MÁTRIA AMADA: O que resiste entre o lugar social da mulher e o papel estruturante do ser mãe? A sessão organiza filmes que colocam em contraste o desejo e a obrigação do amor parental, trazendo pontos de ruptura e quebra desse sistema masculinamente organizado.

FILMES SESSÃO 27  –  Ficção, cor, digital, 6min, 2021, MG – Direção: Haendel Melo

CASA NÚMERO ZERO – Documentário, cor, digital, 16min, 2021, MG – Direção: Breno Mesquita

AURORA – Ficção, cor, digital, 21min, 2019, MG – Direção: Leo Ayres

CONSELHEIRA – Experimental, cor, digital, 23min, 2021, MG – Direção: Rafael Bacelar

RODA DE CONVERSA – Convidada especial: Luciana Brandão – Multiartista, Coletivo MAM – Movimento Coletivo Arte na Maternidade

SESSÃO 3 – CONTRA PODER – As forças do capital, aliadas à máquina do Estado seguem traçando planos de destituição e subtração das vidas. Até quando vamos nos perguntar “até quando”? A sessão organiza filmes que nos convocam a resistir e operar contra esse poderio.

FILMES – DINHEIRO – Animação, cor, digital, 4min, 2021, MG – Direção: Sávio Leite e Arthur B. Senra

CIDADE ANALÓGICA – Experimental, cor, digital, 4min, 2019, MG – Direção: Eduardo DW e Álvaro Starling

[O VAZIO QUE ATRAVESSA] – Documentário, colorido, digital, 23min, 2021, MG – Direção: Fernando Moreira.

OPÇÃO DO TOMO  – Documentário, cor, digital, 3min, 2021, MG – Direção: Antônio Beirão Xavier

O RESTO – Documentário, cor, digital, 20min, 2021, MG – Direção: Pedro Gonçalves Ribeiro

RODA DE CONVERSA – Convidada especial: Carolina de Moura, defensora dos direitos humanos e da natureza, Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela

SESSÃO 4 – TEM DIFERENÇA  – Uma cidade, um bairro ou uma escola traduzem a história de um país ainda colonial, permeado por contrastes e violências raciais e institucionais. A sessão nos convida a relacionar espaços e posicionamentos políticos que buscam intervir nessa realidade.

FILMES – UM DE VERMELHO E UM DE AMARELO – Documentário, cor, digital, 14min, 2020, MG – Direção: Lipe Canêdo, GM & Fr4ad.

MORDE & ASSOPRA – Experimental, cor, digital, 10min, 2020, MG – Direção: Stanley Albano

DITADURA ROXA – Ficção, colorido, digital, 23min, 2020, MG – Direção: Matheus Moura

A ÚNICA COISA QUE ENTENDO COMO NORTE É A LIBERDADE – Documentário, colorido, digital, 10min, 2021, MG – Direção: Luciana Cezário

RODA DE CONVERSA – Convidada especial: Luana Costa, educadora

SESSÃO 5 – SINGULAR  – Olhar a cidade é sentir os versos cantados pelas pessoas e personagens que praticam seu cotidiano. Escutar a cidade, experimentar seus movimentos, imaginar aquilo que se passa em cada uma das janelas luminosas acesas ao cair do dia.

FILMES – COLETIVO – Documentário, cor, digital, 13min, 2020, MG – Direção: Wend Fernandes

DOIS – Ficção, cor, digital, 10min, 2021, MG – Direção: Guilherme Jardim e Vinícius Fockiss

EU VI NOS SEUS OLHOS, DA JANELA, EU VI, QUE ERA O FIM – Experimental, cor, digital, 10min, 2021, MG – Direção: Larissa Muniz

ESCORRE – Experimental, cor, digital, 13min, 2021, MG – Direção: Thiago Monteiro & Kelly Crifer

URDIDO – Ficção, cor, digital, 17min, 2021, MG – Direção: Samuel Quintero

RODA DE CONVERSA – Convidada especial: Carla Italiano, Pesquisadora e programadora.

Apoio: EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA E CAFÉ 3 CORAÇÕES.

Com informações ETC Comunicação/https://zeaparecido.com.br/