fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Previsão do Tempo
  • Massa de ar polar pode provocar neve no Sul do Brasil e derrubar temperaturas em Divinópolis nos próximos dias

Massa de ar polar pode provocar neve no Sul do Brasil e derrubar temperaturas em Divinópolis nos próximos dias

Image
Chance de neve se limita ao sul do Brasil e não chega a Minas Gerais

Uma massa de ar polar que vem avançando em direção ao Sul do Brasil poderá provocar mudanças bruscas no tempo em diversos pontos do país. Para os próximos dias, a previsão é até de neve nas serras gaúchas e catarinense e de queda nas temperaturas em Minas – inclusive na capital.

A previsão é de que a massa de ar polar comece a atuar no Sul de Minas e na Zona da Mata a partir de quinta-feira (20) e avance pelo estado na sexta (21). Vale ressaltar que a forte chuva de granizo registrada no Sul de Minas na manhã desta terça (18) não têm relação com essa nova massa de ar polar.
 
Divinópolis terá noites frias neste final de semana com previsão de 10º dia (26) próxima quarta-feira.
 
Para a capital, a previsão é de maior sensação de frio a partir de quinta-feira (20), com mínimas próximas aos 10°C, com intensificação na sexta (21). As temperaturas devem voltar a subir no sábado (22).

O dia mais frio será a sexta-feira na capital mineira e em parte do interior do estado. A temperatura na tarde da sexta estará em torno de 10°C. 

A pergunta que muitos têm feito; pode nevar no estado de Minas Gerais? O fenômeno não seria inédito, afinal os mineiros já viram neve. 

O ar polar não atingirá com grande intensidade a região serrana e o ar mais gelado propício à neve ficará limitado ao Sul do Brasil. Modelos numéricos chegaram a sugerir durante o fim de semana a possibilidade de neve no Sul mineiro, mas cinco a seis dias antes as projeções de computador (ferramenta de prognóstico e não produto final de previsão) oferecem cenários muito menos confiáveis. 

As mais recentes saídas dos modelos indicam a possibilidade de nevar apenas no Sul do Brasil. O que o Sul mineiro poderia ter, considerando chuva com 7°C a 8°C, poderia ser chuva congelada e mesmo assim a probabilidade não é alta.