Postos de saúde estão com extintores de incêndio vencidos em Divinópolis, denuncia Comissão - Portal MPA

Publicidade

Postos de saúde estão com extintores de incêndio vencidos em Divinópolis, denuncia Comissão

Postado em 16/12/2021 21:50

Vereadora Lohanna França (CND) Postos de Saúde e encontra extintores vencidos

 

 

A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Divinópolis encontrou extintores de incêndio vencidos em Unidades de Saúde do município. Na unidade do Bairro Itaí o extintor de incêndio está vencido desde 2013. Já no Bairro Nilda Barros o extintor está vencido desde 2016. A vereadora Lohanna França (CND), membro da Comissão, formalizou a denúncia no Corpo de Bombeiros.

Segundo os bombeiros, a Companhia de Prevenção e Vistorias está realizando um levantamento dos postos de saúde do município a fim de verificar a situação de cada um. Após a verificação, será dado início às vistorias de fiscalização in loco. Aqueles postos que apresentarem irregularidades serão notificados para regularização. 

Na reunião ordinária da última terça-feira, 14, Lohanna falou sobre a situação das unidades visitadas. Entre os problemas encontrados estão mofo, rachaduras, mascas rasgadas e até banheiros sem porta (veja as fotos no final da publicação). “A maior parte das unidades de saúde do município não tem um projeto de prevenção a incêndios do Corpo de Bombeiros, e eles estão numa situação de abando completo. Tem fiação exposta, misturada com infiltração e muitos problemas”, disse a parlamentar.

Em nota, a Prefeitura disse que algumas unidades tiveram os extintores substituídos e o planejamento é que, nas próximas semanas, todas estejam adequadas. O Executivo disse ainda que também trabalha para regularizar a situação dos projetos de incêndio. 

Veja a nota na íntegra

“A coordenadoria de Infraestrutura da SEMUSA está percorrendo as unidades para mapeamento das necessidades de reforma e, no levantamento que está sendo realizado, está também identificando a necessidade de substituição dos extintores.

O novo Coordenador de Infraestrutura da Semusa está atuando de forma muito diligente e tem feito progressos que, conforme consta na própria informação da comissão de saúde, não eram feitos há 10 anos. Alguns unidades já tiveram seus extintores substituídos e o planejamento é que, nas próximas semanas, todas já estejam adequadas. O mesmo se aplica aos projetos de incêndio, devidamente submetidos à aprovação do corpo de bombeiros, das unidades com área construída maior que 200 m².

Estamos trabalhando para resolver o mais rapidamente possível esta demanda de décadas. Paralelamente, em relação aos extintores, informamos que vamos alertar aos supervisores das unidades para nos auxiliar na vigilância dos prazos de vencimento e na requisição imediata de substituição.”