fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • Zema prepara anúncio de ‘onda roxa’, fase mais rígida do Minas Consciente

Zema prepara anúncio de ‘onda roxa’, fase mais rígida do Minas Consciente

Image
Romeu Zema (foto Facebook Reprodução)

Romeu Zema (foto Facebook Reprodução)

governo de Minas vai anunciar na tarde desta quarta-feira (03/03) a criação de uma fase mais crítica do programa “Minas Consciente – retomando a economia do jeito certo“, criado em abril de 2020 para orientar cidades sobre o combate à pandemia do novo coronavírus. A “onda roxa”, nome da nova etapa do projeto, será mais restritiva que a vermelha, então tida como a classificação mais séria.

Até então, três ondas norteavam o Minas Consciente: a onda vermelha, quando somente serviços considerados essenciais podem funcionar; onda amarela, quando serviços não essenciais estão aptos às atividades; e a onda verde, quando atividades de alto risco de contágio também são liberadas. O programa já foi remodelado uma vez, em julho do ano passado.
 
Desde o lançamento do programa, o governo de Minas afirma que a decisão final de seguir o protocolo fica por conta das prefeituras. A atualização desta quarta (3/3), contudo, colocaria a decisão na mão do Executivo estadual.
 
Antes do anúncio na tarde desta quarta, o governador mineiro Romeu Zema (Novo) se reuniu com prefeitos de diversas cidades e com outros agentes políticos, como deputados, para abordar a onda roxa. Além do governante, membros da Secretaria de Estado de Saúde (SES) vão participar da entrevista coletiva com as novas medidas de enfrentamento à COVID-19.