Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • VÍDEO: em Israel, Janete relata noite intensa com novo alerta de sirenes na madrugada deste sábado (14)

VÍDEO: em Israel, Janete relata noite intensa com novo alerta de sirenes na madrugada deste sábado (14)

Image

A vice-prefeita de Divinópolis (MG), Janete Aparecida (Avante), permanece em um abrigo nuclear em Israel após o acionamento de sirenes de emergência na madrugada deste sábado (14). Ela integra uma comitiva brasileira em missão oficial no país e precisou se refugiar após os ataques realizados por forças israelenses contra bases nucleares no Irã. O governo israelense temia represálias e, por precaução, fechou o espaço aéreo do país por três dias.

Ainda de acordo com a vice-prefeita, os alertas sonoros ocorreram durante a madrugada, e os celulares também emitiram o aviso de emergência. “Assim que ouvimos a sirene, saímos imediatamente para o abrigo do prédio onde estamos hospedados. Foi um momento de tensão. Embora não estejamos em uma área diretamente visada por ataques, havia incertezas sobre os riscos reais”, afirmou.

Janete está em Israel para participar de um programa de especialização sobre tecnologia, gestão de crises e resiliência, em um instituto israelense de pós-graduação voltado à formação de líderes públicos. A capacitação, segundo ela, foi integralmente custeada pelo Estado de Israel. A agenda, iniciada na última terça-feira (11), incluiu prefeitos e autoridades brasileiras, entre eles o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, o prefeito de João Pessoa (PB), Cícero Lucena, e o governador de Rondônia, Marcos Rocha.

A Prefeitura de Divinópolis divulgou nota informando que Janete conseguiu contato com seus familiares e que continuará atualizando a população sobre sua situação. O Ministério das Relações Exteriores, por meio do Itamaraty, acompanha o caso e presta suporte aos brasileiros que estão no país.

Os ataques israelenses ocorreram como resposta ao avanço do programa nuclear iraniano. Segundo o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, a ação teve como objetivo impedir o desenvolvimento de armas de destruição em massa. Até o momento, não há previsão para o retorno da comitiva ao Brasil.

A vice-prefeita afirmou que continuará na missão até que haja condições seguras para o retorno e reforçou que a viagem tem como foco trazer experiências e soluções na área de segurança pública para o Brasil.

Veja o vídeo:

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
()
x