Vereadores votam hoje veto do Prefeito ao Projeto que trata de parcelamentos do Diviprev

Postado em 28/08/2018 11:03

A Câmara de Divinópolis realiza reunião ordinária na tarde desta terça-feira(28) e na pauta está o veto do Prefeito Galileu (MDB), ao Projeto de Lei de autoria do Vereador Edson Sousa, do mesmo partido, que tornou obrigatória a aprovação da Câmara, nos casos em que o município requisite parcelamentos junto ao Instituto de Previdência do Servidor Municipal.

O  projeto propõe uma modificação na Lei 6.140/2005,  alterando o seu Artigo 1º, parágrafo único. Nesta alteração, propõe-se que qualquer parcelamento do Poder Executivo referente a débitos em atraso da Administração Direta, Indireta e das Fundações do Município, parte patronal, para com o Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Divinópolis, deve ser realizado também mediante autorização legislativa explicitada por lei para cada novo parcelamento. O objetivo do autor é dar mais segurança nestas operações.

O projeto porém, foi vetado pelo Prefeito Galileu Machado que na justificativa afirma  que  “a atribuição para autorização de parcelamentos é unicamente de responsabilidade dos conselhos administrativo e fiscal” e que “ampliar a chancela de parcelamentos para a Câmara  é retirar a autonomia dos conselhos, de modo a ensejar  possível abrigo a seara política em detrimento do corpo técnico e qualificado no qual
dispõem o Instituto de Previdência local”.

Os técnicos da Prefeitura, também afirmam na justificativa que ” não há maiores interessados que os próprios conselheiros, que, diga-se de passagem, têm plena capacidade técnica, em razão dos diversos cursos de qualificação dos quais são detentores, para poder analisar com maior acuidade, a viabilidade dos citados parcelamentos”.

A justificativa que acompanha o veto cita ainda a  portaria nº 402/2008 do Ministério da Previdência Social, que  dispensa a autorização legislativa para realização de parcelamentos. 

 

 

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com