fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Quadro Panorama analisa “Distritão” e voto auditável, PEC será votada pelo Congresso

Quadro Panorama analisa “Distritão” e voto auditável, PEC será votada pelo Congresso

Como votaram deputados e senadores por MG sobre aumento do fundo eleitoral
Foto Câmara Deputados/Como votaram deputados e senadores por MG sobre aumento do fundo eleitoral

Toda terça-feira o programa Bom Dia Divinópolis apresenta o Quadro Panorama. A proposta do quadro semanal é debater assuntos importantes relacionados à política. O programa aborda as três esferas: Federal, Estadual e Municipal. O ex-deputado Fabiano Tolentino é a opinião forte dos bastidores da política.

Um dos temas desta semana foi a PEC do Voto Impresso. A proposta prevê a impressão do voto após registro na urna eletrônica, de forma que o eleitor possa conferir o candidato escolhido. Depois, a cédula de papel seria depositada em uma urna à parte, sem ser necessário o contato com o eleitor, e ficaria à disposição para a contagem final dos votos em uma possível auditoria, se assim fosse solicitado.

Outro assunto abordado no programa foi à proposta do Distritão. O sistema eleitoral atualmente em vigor é o proporcional, pelo qual as cadeiras de deputados são distribuídas proporcionalmente à quantidade de votos recebidos pelos candidatos e pelos partidos ou seja, os votos nas siglas também são considerados no cálculo. Pelo “distritão”, são eleitos os candidatos mais votados individualmente, desconsiderando os votos nas siglas. Segundo Fabiano o modelo é mais justo.