fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Política
  • Projeto de lei para proibir fogos com ruído tem votação adiada em Divinópolis

Projeto de lei para proibir fogos com ruído tem votação adiada em Divinópolis

Image
Vereador propõe banir fogos barulhentos em Divinópolis, destacando impactos negativos em animais, idosos e crianças. Votação adiada por pedido de vistas.

Na tarde de hoje (01 de janeiro de 2024), o projeto de lei que visa proibir o uso de fogos de artifício com emissão de som (estampido) seria votado na Câmara Municipal de Divinópolis, mas teve sua votação adiada por sete dias devido a um pedido de vista do vereador Josafá Anderson (CDN).

O vereador Flávio Marra (PATRI), autor do projeto, justificou a proposta destacando os impactos negativos do estampido em aves, animais, idosos, crianças e grupos vulneráveis. O barulho dos fogos pode perturbar a rotina dos animais, provocando migração e, em alguns casos, até a morte. Além disso, o vereador ressaltou que o estampido prejudica a saúde de idosos, crianças, convalescentes, enfermos, autistas e animais domésticos.

Marra salientou que muitas cidades no Brasil já adotaram legislações semelhantes. Quanto a indústria de fogos, ela já possui tecnologia para fabricar produtos sem estampido.

A discussão sobre o projeto promete abordar não apenas a tradição, mas também a responsabilidade ambiental e social.

O pedido de vista ocorreu, segundo Josafá Anderson, por uma análise sobre a fiscalização dos fogos.