Prefeitura aguarda recursos para manter a Guarda Municipal

Postado em 31/05/2019 12:33

A prefeitura de Divinópolis emitiu nota sobre a campanha exigindo a guarda municipal. A nota distribui responsabilidades e garante que a parte do executivo está toda pronta, falta as prometidas verbas.

Veja a nota:

O município de Divinópolis aguarda com expectativa a liberação de uma linha de crédito federal para financiar a instalação da Guarda Municipal da cidade. A promessa de liberação dos recursos que cubram todos os custos foi anunciada pelo vereador Sargento Elton, que se apresentou como responsável pela conquista do dinheiro, em Brasília.

Como contrapartida, conforme solicitado pelo próprio vereador, em audiência com o prefeito Galileu Machado, a Prefeitura deveria criar uma área para tratar do tema. O que cabia à Prefeitura já foi feito. Desde o mês de janeiro, a Secretaria de Municipal de Trânsito e Transporte (Settrans) passou a englobar também a Segurança Pública. Porém, desde que foi implantado setor solicitado pelo vereador, a liberação dos recursos para manter a Guarda Municipal não voltou mais à pauta e pronunciamentos do edil.

É importante destacar que, quando o vereador conseguir a liberação dos recursos, será necessária a nomeação de cargos de chefia na área de segurança, comissionados ou de carreira, elevados a tal condição. A necessidade é de conhecimento do edil, não havendo depois motivos para críticas descabidas as conduções.

Segundo o vereador, as dificuldades financeiras que passa o Município não seriam empecilho para tal criação, uma vez que, graças aos contatos por ele articulados na capital federal, garantiriam através de um fundo nacional os recursos para cobrir a contratação de, no mínimo, 70 agentes, além do custo operacional. Sem a parceria, torna-se inviável a Prefeitura criar e manter a Guarda Municipal, por mais importante que possa ser seu papel. Desta forma, a Prefeitura acredita na manifestação das demais partes envolvidas para viabilizar o projeto, desde que o nobre edil garanta que o repasse se dará de forma contínua, a exemplo dos recursos conveniados com a Educação e Saúde.

Vale lembrar que, mesmo sendo segurança pública uma obrigação do Estado, a Prefeitura de Divinópolis já colabora com a aplicação das medidas de segurança na cidade. Além de convênios com as forças de segurança, que cumprem papel fundamental na permanência dessas gloriosas instituições em nossa cidade, a Prefeitura também é responsável pela manutenção e pelos profissionais que trabalham no sistema Olho Vivo.

 

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com