Pais se manifestam contra fechamento de CEMEIs em Divinópolis – Veja o vídeo

Postado em 29/10/2018 21:39

Diversos pais de alunos da educação infantil de Divinópolis realizaram uma manifestação na noite desta segunda (29), no cruzamento da Rua Pernambuco com Rua Santa Catarina, bairro Santo Antônio, para protestar contra o fechamento de Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), fim de horário integral em alguns destes.  Participaram principalmente os pais da região dos bairros Sagrada Família e do próprio Santo Antônio, embora a comunidade do Serra Verde e Bom Pastor também tenha estado presente por causa do não retorno das atividades no Centro de Artes.

Inicialmente seria realizada uma Audiência Pública no Salão da Igreja de Nossa Senhora da Guia. O pais solicitaram a intervenção da Comissão de Educação da Câmara, composta pelos vereadores Roger Viegas, Nonato e Renato Ferreira. Foi marcada a reunião para esta segunda, às 19h e logo na chegada se depararam com um problema, o pároco Geraldo Maia não quis autorizar a audiência sob a alegação de que quando assinou a permissão não sabia se tratar de reunião política.

Foi sugerido realizar a reunião na sede da Câmara e os pais até concordaram em ir até o local já que um ônibus foi cedido pela Trancid para o transporte. Neste momento, chegou funcionária da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, que apresentou carta da Secretária Vera Prado, informando que não iria comparecer e alegando que o fechamento seria para economizar e que as escolas não teriam demanda. Alegam também que alguns prédios a estrutura não é adequada ou autorizada pelo Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária.

Com o não comparecimento de representantes da secretaria de educação, a Audiência se tornaria ineficiente já que o problema já é do conhecimento dos vereadores e pais e somente a prefeitura pode reverter a decisão.  Foi feita então um manifesto e após isto o Presidente da Comissão de educação, o Vereador Roger Viegas, decidiu convocar a Secretária para ser ouvida na Câmara, já que o vereador tem este poder legal quando exerce mandato. Já que ela se recusou a ser  participar da reunião, deverá ser ouvida em horário de trabalho e obrigada a falar, já que existe determinação legal para isso. 

Além dos vereadores da Comissão de Educação, Roger Viegas, Nonato e Renato Ferreira, também estiveram presentes apoiando os moradores os vereadores Janete, Dr Delano, Sargento Elton, Nêgo do Buritis, Josafá, Edson Sousa e Marcos Vinícius e Cleitinho. Vários   sugeriram que a prefeitura diminua cargos e economize com aluguéis para conseguir manter os CEMEIs abertos. 

Sílvio França acompanhou a manifestação e fez uma “live” para a página do Sistema MPA no Facebook. Confira o que disseram os presentes:

O Vereador Roger Viegas, Presidente da Comissão, explicou a Convocação que será feita para a Secretária Vera Prado:

 

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Real Time Web Analytics