Publicidade

Ministro do Desenvolvimento Regional visitará obras do PAC Saneamento em Divinópolis

Postado em 19/05/2021 18:13

O deputado federal Domingos Sávio convidou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, a vir ao Centro-Oeste de Minas para celebrar o convênio com o Consórcio Intermunicipal de Aterro Sanitário do Centro-Oeste Mineiro, o CIAS, para solucionar o problema de lixões de Divinópolis e outras 33 cidades da região. O projeto já está habilitado a receber recursos do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas – FEP, da Caixa Econômica Federal. Também na programação de visita do ministro, consta um acompanhamento técnico das obras do PAC Saneamento, em Divinópolis, que foi retomada, após sua paralisação por quase 10 anos, após um trabalho do deputado federal Domingos Sávio junto ao ministro Rogério Marinho e sua equipe. O prefeito Gleidson Azevedo acompanhará a visita às obras.

Serão investidos R$ 7.868.095,00 em recursos federais, aplicados na elaboração do projeto ambiental. O anúncio será feito pelo ministro Rogério Marinho, que confirmou ao deputado federal Domingos Sávio presença na região para conhecer a realidade de alguns municípios beneficiados pela proposta. A agenda da visita do ministro será construída juntamente com o presidente do Consórcio CIAS, prefeito de Perdigão, Gilmar Teodoro, e lideranças políticas da região. 

A visita será na próxima sexta-feira, 21 de maio.Domingos Sávio explica que a parceria entre os municípios e o governo federal vai assegurar a aplicação dos recursos na elaboração dos projetos e toda coordenação jurídica e econômica capaz de atrair a iniciativa privada. “Com esses projetos elaborados a expectativa é que tenhamos cerca de R$ 150 milhões de reais aplicados nesses municípios resolvendo, de forma definitiva, este grave problema ambiental e de saúde pública que é o lixo”.

Advertisement

O deputado destacou a importância da presença do Ministério do Desenvolvimento Regional. Segundo ele, a previsão é que o Consórcio atenda 34 municípios: Araújos, Bom Despacho, Conceição do Pará, Divinópolis, Igaratinga, Leandro Ferreira, Luz, Maravilhas, Martinho Campos, Moema, Nova Serrana, Onça do Pitangui, Papagaios, Pequi, Perdigão, Pitangui, Pompéu, São Gonçalo do Pará, São José da Varginha, São Sebastião do Oeste, Abaeté, Bambuí, Biquinhas, Cedro do Abaeté, Córrego Danta, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Iguatama, Medeiros, Morada Nova de Minas, Paineiras, Quartel Geral, Serra da Saudade e Tapiraí.

De acordo com Domingos Sávio, pequenos municípios vivem a dificuldade de gerir os resíduos sólidos com recursos próprios. “Estou trabalhando junto ao MDR para que sejam contemplados 34 municípios de toda a nossa região, tendo Divinópolis como a maior cidade, mas alcançando também as cidades de menor população, o que não torna o problema menor. Lixo é um problema em qualquer cidade e precisa ser resolvido com seriedade, tecnologia e investimentos”, concluiu.

Realidade nos municípios

Domingos Sávio justifica a importância do Consórcio alertando que alguns municípios estão sendo autuados pelo Mistério Público por não terem tomado as devidas providências para a correta destinação dos resíduos.

Para o parlamentar, a melhor alternativa usada pelas áreas técnicas vem através da união de municípios em consórcios o que gera um volume maior de lixo a ser processado, possibilitando que esse material se transforme em produção de energia elétrica e o resíduo final seja um produto que pode ser utilizado na pavimentação de vias e até mesmo na construção civil. “Isso já vem sendo utilizado na Europa e América do Norte e que apresenta relação de custo benefício extremamente positivo e principalmente resultados ambientais excelentes”, afirmou.

Grande encontro

Um grande encontro que será um marco definitivo para a solução dos problemas de resíduos sólidos no Centro-Oeste mineiro está sendo agendado com os gestores municipais e lideranças do Governo Federal para o próximo dia 21 de maio, sexta-feira, em Perdigão.

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!