Faltar aos debates não é novidade, 2006 com Lula e 1994 com FHC ocorreu o mesmo, Veja como foi.

Postado em 23/10/2018 14:21

Líder na intenção de votos para a presidência da República no segundo turno, Jair Bolsonaro (PSL) já avisou que não pretende ir a debates de televisão com seu oponente Fernando Haddad (PT).

Entre os problemas alegados pelo candidato, está no fato de ainda utilizar uma bolsa de colostomia e sobre a possível ameça de um novo atentado contra sua vida. (veja a matéria)

Líder na intenção de votos realizada pelo Datafolha,  apurou-se que 67% dos entrevistados acham importante a realização de debates, embora 76% tenham dito que o evento não os faria mudar o voto. Talvez por isso, Bolsonaro não dê indícios de mudar de ideia.

A estratégia de faltar a debates não é novidade em disputas pela presidência do país. Outros presidenciáveis, quando estavam à frente nas pesquisas de intenção de votos, já se recusaram a participar do embate.

 

Eleições de 1989:

Em 1989, o candidato a presidência Fernando Collor de Mello (hoje no PTC) não compareceu aos debates do primeiro turno. O “caçador de marajás” só participou quando passou para o segundo turno com Luis Inácio Lula da Silva (PT). Collor venceu as eleições.

Eleições de 1994:

Em 1994, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) venceu as eleições mesmo comparecendo a apenas um debate de TV no primeiro turno.

Eleições de 1998:

Na disputa para reeleição em 1998, FHC venceu novamente e, desta vez, não participou de nenhum debate.

Eleições de 2006:

Em 2006, no pleito para seu segundo mandato, Lula se ausentou de todos os debates do primeiro turno e compareceu somente no segundo turno, disputando a presidência com Geraldo Alckmin (PSDB). O petista foi reeleito.

Um detalhe interessante neste ano foi o fato de que Lula cancelou o debate na Rede Globo faltando apenas 5 horas para o debate, deixando a emissora em “mal lenções”.

Eleições de 2010:

Em 2010, foi a vez da candidata Dilma Rousseff faltar a dois debates do primeiro turno. Mesmo sendo pouco conhecida pelos eleitores, Dilma passou para o segundo turno competindo com José Serra (PSDB), vencendo as eleições. 

 

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Real Time Web Analytics