Confira os números do Ibope e Datafolha na véspera da eleição

Postado em 28/10/2018 7:16

Confira os números do Ibope e Datafolha na véspera da eleição

Nova pesquisa Ibope para o segundo turno da Presidência divulgada na noite deste sábado mostra o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, com 54% e Fernando Haddad (PT) com 46% dos votos válidos. Já a pesquisa Datafolha, também divulgada na véspera de os brasileiros voltarem às urnas, aponta Bolsonaro com 55% dos votos válidos e Haddad, com 45%.

Apesar do favoritismo de Bolsonaro, a distância entre os dois presidenciáveis caiu. Os números mostram os votos válidos, mesmo procedimento adotado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado das eleições. Neste caso, não são considerados os votos brancos e nulos e os que não sabem. O candidato vencedor precisa ter 50% dos votos válidos mais um voto.

De acordo com o Ibope, Jair Bolsonaro tem 54% dos votos e Haddad 46%. 

Jair Bolsonaro (PSL): 54% 
Fernando Haddad (PT): 46%

Na pesquisa anterior, Bolsonaro tinha 57% e Haddad 43% das intenções. O que mostra que o candidato do PSL oscilou três pontos percentuais para baixo. O petista teve a mesma oscilação, ou seja, três pontos percentuais só que para mais.

Em relação aos votos totais, Jair Bolsonaro tem 47% e Fernando Haddad 41%. Os votos brancos ou nulos somam 10% e os que não sabem totalizam 2%. Na pesquisa anterior, esse resultado era de 50% para o candidato do PSL e de Haddad, de 37%. O levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Rejeição

O Ibope também verificou a rejeição dos candidatos. Os eleitores que afirmaram que não votam de jeito nenhum em Jair Bolsonaro somam 39%. Já em relação ao petista Fernando Haddad quem não votaria de jeito nenhum somou 44%. 

Foram entrevistados 3.010 eleitores nos dias 26 e 27 de outubro. O nível de confiança é de 95%. Ou seja, é de 95% a probabilidade de os resultados retratarem a realidade.


Datafolha mostra Bolsonaro com 55% dos votos e Haddad com 45%

O Datafolha também divulgou neste sábado o resultado da última pesquisa sobre o segundo turno da eleição presidencial. O levantamento foi realizado na sexta-feira (26) e no sábado (27) e tem margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos. 

Segundo o instituto, a diferença entre Bolsonaro e Fernando Haddad (PT) diminuiu de 18 para 10 pontos percentuais, em nove dias, nos votos válidos. Os resultados foram os seguintes: 

Jair Bolsonaro (PSL): 55%
Fernando Haddad (PT): 45%

No levantamento anterior, Bolsonaro tinha 56% e Haddad, 44%. Já nos votos totais, os resultados foram os seguintes de 47% das intenções para Bolsonaro e 39% para Haddad. Branco e nulo somam 8% dos votos. Os que não souberam responder correspondem a 5% dos entrevistados.

Na pesquisa anterior, Bolsonaro tinha 48%, Haddad tinha 38%, os brancos e nulos somavam 8% e os eleitores que não sabiam eram 6%. No levantamento deste sábado, a rejeição de Jair Bolsonaro é de 45% e de Haddad, 52%. O Datafolha entrevistou 18.471 eleitores em 340 municípios.

O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que há uma chance de 95% de os resultados retrarem a realidade, se considerada a margem de erro de 2 pontos para mais ou menos.

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Real Time Web Analytics