fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Política
  • Cleitinho apresenta Projeto que pode tirar municípios mineiros da situação de Crise

Cleitinho apresenta Projeto que pode tirar municípios mineiros da situação de Crise

Foi protocolado na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais o Projeto de Resolução 3/2019 de autoria do Deputado Estadual Cleitinho Azevedo, que susta os efeitos de um Decreto emitido pelo ex-Governador Fernando Pimentel, apontado como principal causador da crise que assola os municípios mineiros que deixaram de receber repasses de recursos estaduais.

O Decreto que perderá seus efeitos caso o projeto seja aprovado, instituiu o Comitê de Acompanhamento do Fluxo Financeiro no Estado de Minas Gerais e na prática permitiu ao Governo reter os recursos deveriam ser repassados aos municípios como por exemplo, os destinados ao Fundo de Manutenção da Educação Básica, o FUNDEB. A falta destes repasses é que tem feito com que prefeituras atrasem ou deixem de efetuar pagamentos de salários e manter em funcionamento serviços como o transporte escolar.

O Projeto apresentado pelo Deputado Cleitinho, deverá ser incorporado a proposta apresentada pelo também parlamentar, Coronel Sandro, já que ele protocolou antes a matéria que tem o mesmo teor. Os deputados concordaram em apresentar o projeto em conjunto. Ambos entendem que a norma baixada por Fernando Pimentel, descumpre a Lei Complementar 63/1990 e as Constituições federal e estadual. Nessas normas, entre outras coisas, é dito que a parcela de 25% da arrecadação do ICMS deve ser repassada de imediato para as contas dos municípios, proibindo qualquer tipo de retenção desse tributo. É de competência da Assembleia suspender atos do Poder Executivo que extrapolem o seu poder regulamentar.

O Projeto deve agora seguir os trâmites normais do Legislativo para que em seguida possa ser discutido e votado pelos Deputados. Se aprovado, os recursos passam a ser reenviados automaticamente para as prefeituras evitando o agravamento da situação que hoje assola diversos municípios que não conseguem manter suas contas em dia.