fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Política
  • Bacias de contenção de enchentes em BH são aliadas durante período chuvoso

Bacias de contenção de enchentes em BH são aliadas durante período chuvoso

Image

Efetividade

O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, explica que “o Governo de Minas vem empenhando esforços para mitigar o efeito das chuvas, sobretudo na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde historicamente, algumas áreas tinham problemas de inundações e enchentes”.

Ele ainda destaca que os resultados já podem ser percebidos com o início do período chuvoso. “Vamos continuar trabalhando arduamente para entregar para os mineiros, sobretudo para a população que vive nas áreas com histórico de inundações, melhor qualidade de vida, mais segurança e tranquilidade”.

Mesmo que as obras ainda não tenham sido finalizadas, as estruturas já se mostram efetivas contra os alagamentos. A expectativa é que os efeitos das enchentes para a população sejam minimizados com o término da construção das bacias de contenção, previsto para o segundo semestre de 2024.

Melhorias para a população

Naquela terça-feira (12/12), durante duas horas, choveu mais de 22 milímetros, o que correspondeu a 6% previsto para todo o mês de dezembro. Dessa vez, no entanto, o desfecho da história foi diferente em função de as obras das bacias de contenção estarem bastante adiantadas.

Hamilton da Silva Pereira é morador da Vila Sport Club há 40 anos e conta que, durante o fim de ano, os moradores perdiam tudo com as enchentes.

Porém, a realidade agora é outra. “Já melhorou bastante, porque na época de chuvas, como no fim do ano, muita gente perdia a casa e todos os móveis mas, depois que começou a construção das bacias, melhorou bastante”, comenta.

A opinião é compartilhada por Márcia Cristina Pinto, auxiliar de escritório de uma oficina mecânica de Contagem. Ela é moradora do bairro Riacho das Pedras e detalha que a situação já foi minimizada.

“Melhorou bastante. Antigamente, alagava a avenida toda ali na frente. A água já chegou a entrar dentro da oficina. Hoje, não. Ainda tem um pouco de contenção, mas é bem menos. Antes, não dava para transitar quando chovia. Vários veículos chegaram a ser danificados, mas hoje, graças a Deus, com as obras que tivemos aí está melhorando”, detalha Márcia.

As obras de construção das bacias de contenção estão em estado avançado e têm previsão de término para o segundo semestre de 2024 e devem beneficiar cerca de 50 mil pessoas.