fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Atraso na aprovação de projetos volta a ser tema na Tribuna Livre da câmara municipal

Atraso na aprovação de projetos volta a ser tema na Tribuna Livre da câmara municipal

Image

A tribuna livre a câmara municipal foi ocupada por Milena Sandra Vilas Boas, ela falou sobre a SEPLAM e projetos analisados pela prefeitura de Divinópolis. Segundo ela os problemas envolvendo o setor de aprovação de projetos continua, não houve a melhora, embora hoje tenha o dobro de analistas e a média de atraso é de 50 dias úteis.

A engenheira pediu apenas que possa entrar com o projeto e sair com ele aprovado, hoje isso leva um ano segundo ela, pois Divinópolis não usa a análise única, não tem um programa que suporta a aprovação online. ‘Existe, mas não funciona’ afirmou ela.

Segundo ela o setor de análise de projeto é um caos, e reclamações na ouvidoria já foram feitas, mas leva-se 30 dias prorrogáveis por mais 30 para uma resposta. Em julho saíram três analistas e até hoje não houve a reposição. Já foram feitas reuniões com prefeito e vice-prefeita e nada foi feito, e mesmo uma carta enviada a Janete Aparecida levou-se 84 dias para a resposta.

Nessa resposta uma planilha onde aponta que em 2017 foram feitas 3407, e em 2021, quando se fez o maior número de análises, um total de 3500 análises. O questionamento dela é que em 2021 havia o dobro de servidores e ainda um que auxiliava os trabalhos. “Tem alguma coisa errada neste setor”, diz ela.

Segundo ela ainda que 970 projetos anuais, então seis analistas são 162 para cada, como são 250 dias úteis no ano, ainda as férias, chega-se a 220 dias úteis trabalhados e para analisar 162 projetos. “Não tem um projeto por dia para ser analisado”, conclui.

O setor não faz analise única, isso faz um vai e vem, umas quatro vezes, e assim aumenta o número de análises e demora ainda mais a liberação. Para uma empresa se instalar em Divinópolis leva se um ano. Por isso ela defende a terceirização.