fbpx
Pular para o conteúdo

Agostinho Patrus (PV) é eleito presidente da ALMG

O deputado Agostinho Patrus (PV) foi escolhido pela unanimidade dos presentes, com 75 votos. A eleição não provocou surpresas, já que ele era o nome mais cotado para assumir o cargo. Agostinho já foi secretário de Estado de Turismo do governo de Antonio Anastasia, entre 2011 e 2013. Em 2008 foi convidado a assumir a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

O deputado Virgílio Guimarães (PT) chegou correndo no plenário, e não registrou voto, mas disse estar com Agostinho. Ele justificou o atraso ao fato de ter sido cercado por manifestantes do Norte de Minas. O presidente da sessão, Dr. Hely Tarqüínio (PV), deputado mais velho da Casa, não votou, mas declarou apoio a Agostinho. “A Assembleia inicia sua nova legislatura coesa, independente, consciente de seu papel”, diz Agostinho. Ele destacou o momento difícil de Minas, apontando que caberá ao Legislativo avaliar e discutir as medidas e reformas propostas pelo Executivo.

Empresário. Mineiro de Belo Horizonte, é formado em Administração e pós-graduado em Gestão Empresarial e em Logística, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com atuação nos setores de transportes e agropecuário. Em 2011 se tornou secretário de Estado de Turismo, cargo no qual permaneceu até 2013. Em 2008 foi convidado a assumir a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. No executivo, esteve à frente da formulação, implementação e execução das principais políticas públicas da área social e do turismo em Minas Gerais. É o atual presidente do Partido Verde (PV) em Minas Gerais. Suas principais regiões de atuação política são Sul, Central, Rio Doce, Zona da Mata e Jequitinhonha/Mucuri.

Atuação Parlamentar na ALMG:

Reeleito, assume em 2019 seu quarto mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde ingressou em 2006. Durante a 18ª Legislatura, liderou o Bloco Compromisso com Minas Gerais. Foi vice-presidente da Comissão de Administração Pública e presidente da Comissão Extraordinária das Barragens.