fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Policial
  • Terraplanistas e radicais antivacina atacam jornalista do Sistema MPA – Confira a nota oficial em resposta

Terraplanistas e radicais antivacina atacam jornalista do Sistema MPA – Confira a nota oficial em resposta

Image
Imagem: CNN

Nota Oficial

No dia 5, uma reportagem exclusiva do Portal MPA teve repercussão nacional. Na matéria desenvolvida pelo jornalista investigativo Hugo Serelo, era informada uma condenação recente contra o geofísico Doutor Afonso Vasconcelos Lopes, que fora obrigado a devolver o valor de R$59.700,00 aos cofres públicos.

O ex-professor da USP foi acusado de não prestar conta corretamente de alguns milhares de reais que ele recebeu para pesquisas em 2015. A condenação do réu é um documento público e está disponível no JusBrasil.

Mesmo com ofertas de posicionamento ou direito de resposta, Afonso Vasconcelos ignorou por dez dias a tentativa de contato enviada pela redação.

A resposta do geofísico, porém, se deu de forma irresponsável e baixa num vídeo de duas horas no qual tenta, em vão, desconstruir a imagem do repórter e radialista Hugo Serelo.

Também tenta desconstruir reputações de físicos, cientistas e juristas que participaram do processo de investigação sobre os fatos jurídicos que cercam Afonso Vasconcelos.

No entanto, em momento algum o Sr. Afonso tentou refutar a condenação da Justiça de São Paulo, preferindo ater-se exclusivamente aos ataques pessoais.

Liberdade de Expressão

A liberdade de imprensa é consagrada em países livres. A tentativa de cercear o trabalho de um jornalista policial com 3.048 reportagens publicadas pelo Sistema MPA de Comunicação é lamentável.

Mas, felizmente, é uma tentativa que não prospera.

Movimento Antivacina

O Sr. Afonso Vasconcelos é a principal autoridade brasileira para ensinar a pseudociência Terra plana. É, também, um dos principais disseminadores de conteúdos falsos relacionando o uso de vacinas com o aumento de números de autismo, teorias conspirativas que causam graves danos sociais e prejuízos para a saúde pública.

Como polivalentes na função social historicamente exercida pelo Sistema MPA de Comunicação, repudiamos total e veementemente qualquer tipo de propagação de anticiência.

Salienta-se que o discurso antivacina é responsável pela volta de doenças até então quase erradicadas no Brasil.

Vanguarda

Ministério Público Federal, ANVISA e Ministério da Saúde estão, neste momento, numa frente de combate contínuo contra esse mal, buscando punições severas que virão em breve.

Outros órgãos de mídia também já começam a investigar o tema.

O Sistema MPA se orgulha de estar na vanguarda e de ser um dos primeiros grupos de comunicação do Brasil a expor em matérias exclusivas a rede de desinformação que permeia os assuntos Terra plana e antivacina.

Sistema MPA de Comunicação

Reportagem sobre a condenação: https://www.sistemampa.com.br3/noticias/policial/doutor-afonso-vasconcelos-e-condenado-a-devolver-r59-mil-aos-cofres-publicos/

Imagem: CNN