fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Policial
  • Reunião da Acasp apresenta diminuição no número de registros de crimes de estupro em Divinópolis

Reunião da Acasp apresenta diminuição no número de registros de crimes de estupro em Divinópolis

Image

A Associação Comunitária Para Assuntos de Segurança Pública (ACASP), realizou nesta quarta-feira (07), às 7h30min, na sede da ACID, mais uma reunião para debater assuntos públicos. O encontro de hoje contou com a presença do novo comandante do 23º Batalhão da PM, Major Erlando, e o novo Comandante da 7ª Companhia de Polícia Militar Independente de Policiamento Especializado, Capitão Rezende.

Mesmo após o município ter retrocedido para a onda amarela no Programa Minas Consciente, a ACASP continua realizando suas reuniões mantendo todas as medidas de seguranças. O uso das máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social continuam sendo itens obrigatórios para todos os participantes. 

No encontro de hoje o presidente da Acasp, Breno Clementino, abordou a temática “violência contra a mulher”  e comentou sobre a importante lei que entrou em vigor na última sexta-feira (02). “Como a ACASP é uma associação de segurança pública, hoje trago a notícia de mais uma conquista para a nossa sociedade. A lei 14.069/20 que cria um cadastro nacional de condenados por estupro entrou em vigor, isso quer dizer que a partir de agora será criado um banco de dados com as informações e características destes criminosos. Esta é mais uma importante ação para a segurança pública nacional”, enfatizou. 

O Comandante da PM, Major Erlando, complementou a fala do presidente com os dados atualizados de estupro nos anos de 2019 e 2020 no município  “Dos casos de estupro em Divinópolis, no período de 1 de janeiro á 5 de outubro em 2019, foram registrados 60 casos de estupros consumados. No mesmo período em 2020 foram 34 registros, sendo assim uma redução criminal de 43%. Já as ocorrências de estupro tentados, em 2019 foram 14 e em 2020 apenas 3, resultando em uma redução de 78%”, explicou. 

Breno ressaltou ainda a importante diminuição dos casos no município. “O número de mulheres que passam por este tipo de violência ainda é grande, apesar de estarmos observando uma atual diminuição nos registros. O que nós precisamos enfatizar é  a conscientização da população, os trabalhos de prevenção, e principalmente, o apoio às vítimas deste tipo de crime”, concluiu.

A ACASP adverte: os crimes de violência contra a mulher devem ser denunciados através do número 180. Por meio da Central de Atendimento à Mulher você tem acesso a informações dos  locais mais próximos para atendimento presencial.