fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Policial
  • Projeto “Espelhamento Digital envolve a PMMG, CEFET e a comunidade

Projeto “Espelhamento Digital envolve a PMMG, CEFET e a comunidade

Image
câmera segurança

câmera segurança

A Polícia Militar, da 7ª Região de Polícia Militar (RPM), na cidade de Divinópolis, em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e a comunidade implementaram o projeto de Espelhamento Digital. Especialistas na área de tecnologia da informação (TI) e programadores desenvolveram um programa que permite que as imagens de câmeras privadas de residências, comércios e empresas, sejam acessadas no Centro de Operações Policiais Militares da Polícia Militar de Minas Gerais (COPOM – 190), em tempo real.
 
O objetivo é inibir o cometimento de delitos diversos, agindo na esfera preventiva e otimizar o serviço de inteligência no processo de investigação e potencializar os resultados na elucidação dos crimes, já na esfera repressiva. 
 
Uma vez cometido o delito, toda a ação passa a ser monitorada pelos agentes do Copom, as informações são repassadas para a viatura mais próxima e todas as câmeras nas proximidades passam a ter a prioridade de acompanhamento digital, subsidiando aos militares na interceptação de veículos e abordagem aos suspeitos. 
 
O investimento já apresentou resultados. Na última sexta-feira (18), foram presos dois autores, um de 19 e outro de 20 anos, após praticarem um roubo em uma sorveteria. Os autores estavam armados com canivetes e sumularam estar armados com arma de fogo. Foram apreendidos R$700,00 reais em dinheiro, aparelhos celulares e as vestimentas utilizadas no momento do delito. Na residência de um dos autores foram apreendidas de buchas de maconha.
 
Segundo o comandante da 7º RPM, coronel Wemerson Lino Pimenta, o projeto, passou por uma fase de testes e hoje conta com 330 câmeras particulares já conectadas e será ampliado. “Quem tem equipamento de vigilância eletrônica pode cadastrar na PM, por meio de um convênio mediante um Termo de Autorização emitido pelos proprietários. O 23º BPM na cidade de Divinópolis, também conhecido como “O Guardião do Centro-Oeste” é pioneiro no projeto, tem potencializado a segurança no município e proporcionado o bem-estar para a comunidade, além de preservar o clima de paz”, afirmou o coronel.