fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Policial
  • Procon alerta para golpes que envolvem transações com Pix

Procon alerta para golpes que envolvem transações com Pix

Image
Empregadores domésticos agora podem pagar DAE também por meio do Pix Foto Freepik

Foto Freepik

O Procon chama atenção para a prática de golpes utilizando o PIX, meio de pagamento eletrônico criado pelo Banco Central e que viabiliza pagamentos instantâneos e que podem ser utilizados 24 horas por dia e 7 dias por semana, sem nenhuma tarifa adicional.
 
Dada esta facilidade, essa modalidade de pagamento é utilizada entre pessoas físicas e também por estabelecimentos comerciais (físicos e virtuais), sendo utilizada para pagamentos por parte de clientes e/ou fornecedores. Entretanto, essa prática demanda cuidados. 
 
Uma das práticas utilizadas por golpistas é o agendamento de pagamentos. Há relatos de que pessoas recebiam pagamentos de forma agendada e não receberam o dinheiro, com a transação cancelada pelo pagador. Na internet, atente-se a links, sites e grupos suspeitos de compra/venda ou pedidos de ajuda, pois os golpistas também podem extrair dados e informações pessoais.
 
Tal prática configura os crimes de estelionato e de falsidade ideológica. Caso constate alguma ocorrência, procure imediatamente a Polícia Militar pelo 190 ou o Procon de Divinópolis, pelos números 3229-6550; 3229-6551; 3229-6552; 3229-6553 e 3229-6554