fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Policial
  • Polícia conclui que não há culpado por tragédia com 10 mortos em Capitólio (MG): ‘Evento natural’

Polícia conclui que não há culpado por tragédia com 10 mortos em Capitólio (MG): ‘Evento natural’

Prefeitura de Capitólio reabre cânions do Lago de Furnas
Prefeitura de Capitólio reabre cânions do Lago de Furnas

 

Polícia Civil não identificou responsáveis por queda de rocha em Capitólio
Polícia Civil não identificou responsáveis por queda de rocha em Capitólio

A Polícia Civil informou nesta sexta-feira (4) que não identificou responsáveis ou culpados pelo desabamento de uma rocha no Lago de Furnas, em Capitólio, no Sul de Minas Gerais, que deixou dez pessoas mortas no dia 8 de janeiro.

Segundo a corporação, não foi verificada nenhuma ação humana específica que tenha provocado a queda da rocha. A polícia concluiu que a ocorrência foi um “evento natural”. A corporação não indiciou ninguém, mas elaborou dez sugestões que serão encaminhadas aos órgãos e às instituições responsáveis pelo licenciamento e fiscalização da região para a melhoria da segurança em Capitólio.

Entre elas, o mapeamento de todas as zonas de risco, a redução do número de embarcações permitidas nos cânions, o uso obrigatório de coletes salva-vidas em toda a represa e a proibição de passeios turísticos após advertências da Defesa Civil.

O delegado regional de Passos, Marcos Pimenta, ainda apontou durante coletiva que o acidente poderia ter sido evitado. “Hoje sabemos que há necessidade de termos um estudo de mapeamento do movimento de massa, mas seria muito leviano outorgar o piloto. Há necessidade de mudanças nas nossas leis”, pontuou. 
 
As investigações foram realizadas com perícias na região do acidente, nas lanchas e com captação de informações junto a diversos órgãos, como IGAM, SUPRAM, CREA, DER, Marinha do Brasil e Prefeitura Municipal de Capitólio. O delegado ainda ressaltou, que falta sintonia entre os órgãos para fiscalização e melhoria das leis. 

Relembre reportagens sobre o caso:

https://www.sistemampa.com.br3/noticias/regional/mais-tres-vitimas-da-tragedia-em-capitolio-sao-identificadas/

https://www.sistemampa.com.br3/noticias/regional/corpo-de-bombeiros-confirma-10-mortos-em-capitolio/

https://www.sistemampa.com.br3/noticias/regional/corpo-de-bombeiros-confirma-10-mortos-em-capitolio/

https://www.sistemampa.com.br3/noticias/acidente/urgente-deslizamento-atinge-pelo-menos-pelo-menos-tres-lanchas-em-capitolio-mg/