fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Policial
  • Polícia Civil realiza operação contra quadrilhas suspeitas de homicídios

Polícia Civil realiza operação contra quadrilhas suspeitas de homicídios

Image
Foto PCMG. Imagem Ilustrativa

Vinte e duas pessoas foram presas na sexta-feira (30/7), durante a operação Ponto Final, realizada pela Polícia Civil de Minas, nas cidades de Pará de Minas, Contagem, Betim, Ribeirão das Neves e São Joaquim de Bicas.
 
Além das prisões, os policiais cumpriram 33 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça contra investigados em inquéritos que apuram crimes de homicídio e organização criminosa. A ação policial contou com o apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Polícia Penal.
 
A delegada regional Elisa Moreira explica que as investigações foram iniciadas a partir de homicídios cometidos em Contagem, entre 2017 e 2020. Com a identificação de suspeitos e organizações criminosas, foram expedidos 31 mandados de prisão e cumpridas 22 ordens judiciais foram cumpridas, sendo dez em presídios. Entre os presos, três homens são apontados como líderes dos grupos investigados.

Anotações, documentos e celulares também foram apreendidos para análise policial. 
 
A ação, coordenada pelo 2º Departamento de Polícia Civil em Contagem, 1ª Delegacia Regional em Contagem e Delegacia Especializada de Homicídios da cidade teve a participação da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da PCMG. O chefe da Polícia Civil, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva, e o secretário de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, acompanharam os trabalhos.
 
Organizações criminosas
 
De acordo com o delegado Anderson Kopke, a maioria dos homicídios investigados ocorreram em 2019 e início de 2020. “Percebemos que havia três quadrilhas, duas mais fortes, que iniciaram uma ‘guerra’ pelo domínio de um trecho entre os bairros Funcionários e Perobas, em Contagem. 
 
Dessa disputa por ponto de venda de drogas chegamos ao número aterrorizante de 24 homicídios, em uma área pequena”, detalha Kopke.
 
Homicídios
 
Entre os homicídios apurados está a morte de um homem diagnosticado com esquizofrenia e um duplo homicídio, ocorrido em 12 de outubro de 2017, no bairro Funcionários, ocasião em que um homem e uma mulher grávida foram assassinados. As investigações sobre os homicídios prosseguem.

Polícia Civil realiza operação contra quadrilhas suspeitas de homicídios
Foto: POLICIA CIVIL /Polícia Civil realiza operação contra quadrilhas suspeitas de homicídios