fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Policial
  • Polícia Civil detalha “Operação Rei do Gado” realizada em Divinópolis e região

Polícia Civil detalha “Operação Rei do Gado” realizada em Divinópolis e região

Image

Conforme informado anteriormente, com o objetivo de desarticular e prender os integrantes de uma associação criminosa responsável por furtos de bovinos, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, nesta quarta-feira (15), a operação “Rei do Gado”. A ação resultou na prisão de cinco investigados e no cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão nos municípios de Iguatama, Bambuí, São Sebastião do Oeste e Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro. As equipes recuperaram 83 animais e apreenderam seis veículos.

As investigações realizadas pelas delegacias em Arcos e Iguatama tiveram início após o registro de cinco ocorrências na região. No total, 88 cabeças de gado foram furtadas entre agosto e novembro do ano passado. Segundo apurado, para o cometimento dos delitos, os investigados se organizavam como executores, transportadores, financiadores e mentores da associação criminosa.

O Delegado responsável pelas investigações, Patrick Carvalho, explica como o grupo agia: “Os investigados já tinham informação prévia da propriedade alvo do furto e suas rotinas, além dos animais a serem subtraídos, e também conheciam bem as estradas rurais que iriam percorrer. Durante a noite, aproveitando-se da fase da lua para facilitar a iluminação, recolhiam o gado e combinavam com um integrante de organizar o transporte e a GTA (Guia de Trânsito Animal), documento necessário para o transporte de gado. Posteriormente, comercializavam com frigoríficos ou produtores rurais para o abate e dividiam o valor auferido”.

Segundo o Delegado, os suspeitos presos na operação serão indiciados pelos crimes de furto qualificado, associação criminosa, adulteração de veículos e falsificação de documento público. Os investigados foram conduzidos à delegacia e, após a conclusão dos procedimentos, encaminhados ao Sistema Prisional.

O Chefe do 7º Departamento de Polícia Civil, Delegado Flávio Destro, destaca que a operação desenvolvida integra as ações desempenhadas pela força-tarefa de combate aos crimes de abigeato na região Centro-Oeste, criada no fim do ano passado. “Aqueles que tiveram seus gados furtados devem procurar a delegacia mais próxima para o registro da ocorrência”, reforça.

Foram empenhados na operação dez viaturas e 37 policiais civis lotados nas delegacias em Arcos, Iguatama, Bambuí, Itapecerica, Formiga, Carmo do Cajuru e Divinópolis.

Veja também:

https://www.sistemampa.com.br3/noticias/policial/policia-civil-prende-cinco-homens-em-operacao-de-repressao-ao-furto-de-gado/