fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Belo Horizonte
  • Operação prende 14 suspeitos de abusos contra crianças e adolescentes em BH, Itaúna e São Gonçalo do Pará

Operação prende 14 suspeitos de abusos contra crianças e adolescentes em BH, Itaúna e São Gonçalo do Pará

Image

A Polícia Civil prendeu 14 suspeitos em uma operação de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, nesta terça-feira, 18. Mandados foram cumpridos em Belo Horizonte, Itaúna e São Gonçalo do Pará.

Durante a manhã, policiais da Divisão Especializada em Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente (Dopcad) desencadearam a operação Araceli, visando o cumprimento de mandados de prisão e dois de busca e apreensão contra suspeitos por crimes de estupro de vulnerável.

Para o chefe da Dopcad, delegado Felipe Falles, “A operação Araceli é uma homenagem à menina, de 8 anos de idade, estuprada e morta em 1966, que motivou a lei determinando a data de 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes”, conta o delegado que ainda acrescenta: “Mobilizamos 40 policiais para efetivar essas prisões que aconteceram em diversos bairros de Belo Horizonte, no município de Itaúna e em São Gonçalo do Pará.”

Alguns casos

Entre os suspeitos localizados nesta manhã pela PCMG, está um homem de 55 anos, preso na região do Barreiro, devido a condenação por estupro de vulnerável, cometido contra a sobrinha, em 2014. Na época dos fatos, a vítima tinha 7 anos de idade.

Um homem de 51 anos, investigado pelo estupro de uma criança de 1 ano de idade, também foi preso preventivamente. O crime ocorreu em abril deste ano, na Praça da Cemig, também região do Barreiro. O homem era namorado da mãe da criança, e ficou com a menina enquanto a mulher se afastou para comprar um lanche. Ao retornar, a mulher notou que o vestido da filha estava sujo de sangue e o dedo do namorado também. Após contar para familiares, ela procurou a PCMG e denunciou o crime.

Ainda foi cumprido mandado de prisão, por condenação, de dois homens, motoristas de van escolar acusados, em 2009, de abusar das crianças durante o serviço de transporte.

A polícia também cumpriu mandado de prisão contra um pai, que já estava preso, após denúncia de abusos contra a filha, de 15 anos, nos períodos em que ele recebia benefícios de saída do sistema prisional. O homem cumpre pena por crimes contra o patrimônio e envolvimento com drogas.

Outra adolescente, de 15 anos, estuprada pelo pai desde os 12, filmou os abusos para que a mãe acreditasse nos fatos. Após ter acesso às imagens a mãe procurou a Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao adolescente e denunciou o crime. O suspeito foi preso preventivamente nesta terça-feira.

As imagens da operação estão disponíveis no link https://youtu.be/sT8O_Aq-5wQ

Os números de crimes sexuais contra crianças e adolescentes chamam a atenção. No ano passado, o estado registrou mais de 8,6 mil casos. Neste ano, as ocorrências já chegam quase a 2,5 mil. A média é de 20 casos por dia.

Vídeo

Uma animação, produzida pelo Departamento de Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam), em parceria com a Delegacia Especializada em Investigação de Crime Cibernético, também faz parte das ações referentes ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O vídeo é direcionado ao público infantil e apresenta informações de prevenção ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes através dos meios digitais. O diálogo de duas crianças traz dicas de segurança e orienta, de forma lúdica, sobre o uso da internet. Além disso, a animação divulga o Disque 100, canal nacional de denúncia de violação de direitos humanos.

Confira no link https://youtu.be/xyse6MeOCrg e compartilhe.

Cartilha

Também prevista na programação, o lançamento da cartilha “É direito de toda criança viver sem violência” visa apresentar conteúdo sobre prevenção e orientação direcionado a pais e responsáveis em caso de suspeita de abusos.

Duas versões foram desenvolvidas: uma direcionada ao público de Belo Horizonte e outra para divulgação pelas demais unidades da PCMG no estado. O material reúne textos sobre os sinais que podem ser apresentados pelas crianças e adolescentes vítimas de abusos, dicas de como conversar com as crianças e adolescentes vítimas e, ainda, para Belo Horizonte, os principais endereços e telefones dos órgãos de proteção à criança e ao adolescente na capital. Estão listados todos os endereços e telefones dos Conselhos Tutelares, do Ministério Público do Trabalho, da Vara Cível da Infância e Juventude, além da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente.

As versões on line podem ser baixadas pelo link: https://www.policiacivil.mg.gov.br/pagina/servico-cartilhas-pcmg

Lives

Durante todo o mês de maio, a PCMG irá promover debates entre profissionais que atuam na defesa e proteção de crianças e adolescentes, com transmissão, ao vivo, pelo perfil oficial da PCMG no instagram: @pcmg.oficial