fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Itaúna
  • Operação da Polícia Federal para combater extração ilegal de minério cumpre mandados em Itaúna

Operação da Polícia Federal para combater extração ilegal de minério cumpre mandados em Itaúna

Image

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 19, a operação ” Buraco na pista” e cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em Itaúna. Outro mandado foi cumprido em Nova Lima. A ação visa combater a extração ilegal de minério de ferro.

De acordo com a PF, as investigações tiveram início em julho de 2020. Os envolvidos efetuaram extração ilegal de minério de ferro de pista paralela à BR-040, na altura do km 569, simulando atividades de terraplanagem. Para tanto, os investigados pediram autorização à concessionária da rodovia e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para melhoria de acesso a terreno por meio de utilização da faixa de domínio.

No entanto, em vez da da terraplanagem, os suspeitos estariam extraindo minério de forma ilegal, já que não dispunham da licença ambiental necessária. Foram criadas empresas fictícias para a empreitada.

Quatro pessoas foram indiciadas e podem cumprir até 29 anos de prisão, se condenados.

Ainda segundo a PF, há outros três inquéritos policiais em que são investigados por crimes semelhantes. O material apreendido será analisado e periciado, contribuindo para reforçar as provas já existentes.