A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu, na noite de sexta-feira (9), em Divinópolis-MG, um homem apontado como o maior traficante de pasta base de cocaína do estado e um dos maiores do Brasil. A prisão é considerada uma das mais relevantes dos últimos anos pela instituição.
O preso foi identificado como Sonny Clay Dutra, de 43 anos, alvo de um mandado de prisão definitivo, decorrente de condenação criminal a 14 anos de pena privativa de liberdade, com trânsito em julgado na própria data da prisão. Além disso, ele também foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.
A ação foi resultado de uma investigação de inteligência que durou vários meses, conduzida pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), vinculada ao Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp), em conjunto com a Diretoria de Inteligência Policial da Superintendência de Informações e Inteligência Policial (SIIP) da PCMG.
De acordo com o delegado Marcus Vinícius Lobo Leite Vieira, chefe da Divisão Operacional do Deoesp, Sonny Clay Dutra é um criminoso contumaz, investigado pela Polícia Civil desde 2013, com ampla atuação no tráfico interestadual e internacional de drogas.
“Trata-se de um criminoso que atua em todo o território nacional, com grandes contatos em regiões de fronteira, especialmente na Bolívia e no Paraguai. Por isso, ele se tornou o maior narcotraficante de Minas Gerais e um dos maiores do país. Contra ele, constam diversos processos criminais, incluindo a condenação definitiva a 14 anos de prisão, além do flagrante por porte ilegal de arma de fogo”, explicou o delegado.
Segundo a Polícia Civil, Sonny foi localizado dentro de uma boate em Divinópolis e não ofereceu resistência no momento da abordagem. As investigações apontam que ele residia em Itaúna, na mesma região, e trocava frequentemente de endereço para dificultar sua localização.
Ainda conforme a PCMG, o investigado não possui vínculo direto com facções criminosas, atuando em um nível superior da cadeia do tráfico, como fornecedor de grandes quantidades de cocaína. A organização criminosa liderada por ele permanece ativa, sendo Sonny apontado como o principal articulador do esquema.
Estratégia para despistar a polícia
Para evitar a identificação, Sonny Clay Dutra passou por alterações físicas e procedimentos estéticos, adotando a imagem de empresário, o que dificultava seu reconhecimento, já que figurava na lista dos criminosos mais procurados do país. Sua última prisão havia ocorrido em 2019, também pela equipe do Deoesp, ocasião em que acabou sendo solto e passou a viver foragido.
Repercussão
A delegada-geral da Polícia Civil, Letícia Gamboge, destacou a importância da ação. “É uma das prisões mais relevantes que realizamos nos últimos anos. Aqui em Minas Gerais não há impunidade. Não vamos tolerar criminosos e prenderemos quem quer que seja”, afirmou.
O delegado da Draco 1, Davi Batista Gomes, ressaltou a complexidade da operação. “As investigações para localizá-lo se estenderam por muito tempo e exigiram intenso trabalho de inteligência e de campo. Ele possui uma grande rede de proteção, muitos recursos financeiros e mudava constantemente de endereço. Com essa prisão, conseguimos desferir um golpe significativo na logística do tráfico de drogas em Minas Gerais”, destacou.
A operação continua:
A Polícia Civil informou que a operação entra agora em sua segunda fase, com foco na apuração da lavagem de dinheiro e na identificação dos demais integrantes da organização criminosa.
“Conseguimos atingir o topo da organização. Agora vamos aprofundar as investigações financeiras, identificar as ramificações do esquema e alcançar os demais envolvidos”, explicou o delegado Marcus Vinícius.
As apurações indicam que o esquema de lavagem de dinheiro envolvia empresas de fachada nos setores de alimentos e postos de combustíveis, com atuação em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. Acompanhe a coletiva de imprensa:

Da esquerda pra direita na
foto:
Investigador Fabiano Nery
Dr. Júlio Wilke
Dra. Leticia
Dr. Marcus Vinícius
Dr. Davi Batista
Inspetor Wanderlim














