Mineiros podem solicitar bloqueio de celulares roubados pela internet

Postado em 06/07/2018 12:30

O governo do Estado de Minas Gerais anunciou nesta sexta-feira (6) a criação da Central de Bloqueio de Celulares (CBLOC). O serviço visa agilizar o processo para o bloqueio de aparelhos em casos de furto ou roubo, além de tentar inibir os crimes com a perda de valor de mercado dos celulares. A Central de Bloqueio de Celulares terá um sistema online, hospedado na página da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP).

Pela internet, o dono do aparelho pode solicitar o bloqueio fornecendo apenas o número de telefone e dados pessoais. Profissionais da secretaria vão providenciar o bloqueio junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em um prazo de até 24 horas. Atualmente, para solicitar o bloqueio, o cidadão precisa ter em mãos o número do IMEI (número de série) do telefone. No entanto, muitas pessoas não possuem mais a caixa ou a nota fiscal de compra do aparelho para ter acesso ao código em casos de furto ou roubo do celular.

É válido ressaltar que o CBLOC realiza o bloqueio apenas do celular. O bloqueio da linha continua sendo feito apenas na operadora. Em caso de recuperação do celular, a autoridade policial entrará em contato com o proprietário para que ele possa retirar o aparelho, após assinatura do termo de restituição. A polícia será a responsável pelo contato com a Anatel para que o aparelho seja desbloqueado.

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com