Diversas aves silvestres foram libertas pela Polícia Militar Ambiental de Lagoa da Prata na cidade de Santo Antônio do Monte nesta quarta-feira (30). A ação ocorreu durante o desencadeamento da Operação Proteção a Fauna IIIda e Operação Verde Minas – Fase 3.
Os policiais militares, em atendimento a denúncia de manutenção de pássaros em cativeiro, compareceram no bairro São Lucas, em Samonte, onde constataram que nove pássaros da fauna silvestre brasileira (sendo dois Azulões, dois trinca-ferro, dois pássaros pretos e três cigarrinhas) estavam sendo mantidos em cativeiro sem a devida autorização.
Diante dos fatos, o homem de 68 anos que estava em posse das aves foi autuado administrativamente no valor de R$19.376,49 conforme auto de infração nº379412/24, sendo tomadas as medidas criminais decorrentes. Os pássaros foram soltos após avaliação/perícia de um veterinário. Também foi apreendido um alçapão. Veja abaixo imagens e um vídeo feito do momento em que algumas das aves são retiradas das gaiolas.