Itaúna investiga cinco mortes por suspeita de dengue e um caso de Zika

Postado em 01/04/2016 7:25

Com informações da Rádio Santana FM, as notificações de dengue em Itaúna nestes primeiros meses de 2016 já ultrapassaram o que foi registrado na cidade em todo o ano de 2013 quando o índice de infestação também foi muito elevado. Para combater os focos do mosquito e atender à população com os sintomas da doença a Secretaria Municipal de Saúde dividiu as ações em quatro frentes.

.

Agentes de endemias intensificam as visitas às residências, comércios e lotes vagos. Nos dois primeiros meses deste ano 38.676 imóveis foram vistoriados. Os trabalhos de vistorias em pontos estratégicos também foram intensificados. Pontos estratégicos são locais mais propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti, como depósitos de sucatas, borracharias, indústrias, etc. Em Itaúna há 142 pontos estratégicos que estão sob constante vigilância.

.

Ações educativas com o túnel do conhecimento e palestras sobre como combater os focos do mosquito sendo levadas a diversas empresas, escolas e eventos. O SOS Dengue foi montado na região central da cidade, com atendimento até as 22 horas durante a semana e até as 18 horas aos sábados, exclusivamente para pessoas com sintomas da dengue.

.

Cinco mortes que aconteceram no município este ano estão sendo investigadas por suspeita de dengue com complicações. Está em investigação também uma suspeita de infecção por Zika Vírus. Assim que as investigações estiverem finalizadas os resultados serão divulgados.

.

Já foram feitas 4.276 notificações de dengue em Itaúna neste ano, sendo 1.110 confirmadas por exames, 2.925 confirmadas por diagnósticos clínicos e 241 negativas por exames. O SOS Dengue atendeu a 840 pessoas na última semana, mantendo uma média de 140 atendimentos por dia. Em todo o ano de 2013, quando a cidade teve elevado índice de infestação, foram feitas 3.840 notificações da doença em Itaúna.

 .
Fonte: Rádio Santana FM
.
casos_dengue_itauna

Foto: Rádio Santana FM

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com