fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Imagens fortes: banhos coletivos, torturas e ameaças. O drama vivido pelos idosos na Vila Vicentina

Imagens fortes: banhos coletivos, torturas e ameaças. O drama vivido pelos idosos na Vila Vicentina

Image
Polícia Civil mostra imagens de lesões sofridas pelo idoso. Foto: Reprodução/ TV Candidés

Polícia Civil mostra imagens de lesões sofridas pelos idosos. Foto: Reprodução/ TV Candidés

Banhos coletivos, necessidades básicas em baldes, amarrados nas camas com pedaços de panos ou trancados nos quartos, essa era a vida dos idosos que viveram na  Vila Vicentina Padre Libério, em Divinópolis, até abril do ano passado. De acordo com a Polícia Civil, foram indiciadas 15 pessoas pelos crimes: um médico, sete técnicos e auxiliares de enfermagem, um advogado, cinco membros da administração e uma freira, responsável técnica pela instituição, que vai responder pela morte de 10 residentes, tortura, maus tratos, ameaças e curandeirismo. 

Durante as investigações, foram ouvidos funcionários e pessoas que já tinham tido algum vínculo de trabalho com a instituição. Os maus-tratos foram comprovados. O vídeo abaixo mostra imagens anexadas ao processo. São lesões sofridas pelos idosos e a situação em que a perícia encontrou a Vila:

 
 
A perita Paula Lamounier participou das investigações. Ela explicou foram descobertos o uso de tratamento inadequados para a contenção dos idosos. “Uma das denúncias era em relação a um paciente que estaria contido de forma inadequada, estava amarrado com pedaços de pano. Ele tinha hematomas roxos nos braços e nas pernas, por estar contido desta forma inadequada”, completou. Assista o vídeo
 
 
 
 
A Freira
 
Adelaide Dantas, de 55 anos, pertence a Congregação das filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração e estava em Divinópolis desde 2015. Antes ela atuava em outra instituição de longa permanência em Alfenas. Ela responderá por 10 homicídios dolosos. Segundo a delegada Adriene Lopes, as investigações apontam que os crimes foram comprovados, e que a freira foi omissa à situação. Assista o vídeo
 
 
 
 
O processo
 
Até o momento ninguém foi preso. Agora, o caso deve ser encaminhado ao Ministério Público. O delegado Flávio Destro explica porque os suspeitos vão responder em liberdade.
 
 
 
 
 
https://www.sistemampa.com.br3/noticias/apos-dez-meses-vila-vicentina-volta-a-receber-idosos-em-divinopolis/