fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Policial
  • Grupo Gestor solicita oito delegados de Polícia, 25 investigadores e 12 escrivães para Divinópolis

Grupo Gestor solicita oito delegados de Polícia, 25 investigadores e 12 escrivães para Divinópolis

Image

Na manhã desta quinta-feira (19), a Presidente da CDL Divinópolis, Alexandra Galvão esteve na Cidade Administrativa, sede do Governo Estadual, para entrega de ofício assinado pelo Grupo Gestor, composto por entidade de classe de Divinópolis, solicitando a recomposição de efetivo da Delegacia Regional de Divinópolis.

Alexandra esteve acompanhada do Presidente da ACID, Leonardo Gabriel, da Vereadora Janete e do Deputado Estadual Cleitinho. De acordo com o ofício, Divinópolis é uma cidade polo do Centro Oeste, que atualmente tem uma população de cerca de 235.000 habitantes. Possui ainda uma população flutuante de mais de 80.000 pessoas, principalmente estudantes e pessoas em tratamento médico. Também está se preparando para se tornar um polo turístico religioso, com a construção da “Cruz de todos os Povos”.


O Grupo acredita que a Regional deveria ter um efetivo de 16 Delegados de Polícia, conforme estudos datados de 2009. Ocorre que, desde dezembro de 2017, vem perdendo efetivos sem reposição, e, atualmente chegou-se na situação calamitosa de apenas quatro delegados.


Lembrando que como a Delegacia Regional de Divinópolis, é responsável também pelas cidades de Itaúna, Cláudio, Itatiaiuçu, e Carmo do Cajuru, o que totaliza cerca de 600.000 habitantes para serem atendidos.

Também segundo o ofício, pastas que exigem um Delegado com habilidades específicas, como é o caso da Delegacia da Mulher, da Criança e do Idoso também estão sem titulares.

Policiais sob estresse profissional crescente


Esta situação de extremo estresse profissional vem aumentando os índices de licenças médicas, principalmente as psiquiátricas. Prejudica ainda o policiamento ostensivo feito pela Polícia Militar, uma vez que precisam ficar por longas horas aguardando a lavratura dos flagrantes, entregas de ocorrências e atendimento a população.

Com base nesse argumentos, o Grupo Gestor solicita Remanejamento de efetivos, recompondo o quadro da Delegacia Regional com, no mínimo, mais 8 Delegados de Polícia, 25 investigadores e 12 escrivães, única forma de diminuir este acervo de mais de 23.000 inquéritos que se encontram aguardando conclusão, sem falar nas demais rotinas típicas de uma Regional.

 O Grupo Gestor é composto pela CDL, Acid, Sincondiv, Sinvesd, Sinduscon-CO, FIEMG regional centro oeste, OAB Divinopolis, Sebrae, OSB Divinopolis, CREA, CRECI, Sindimoveis, CAU, Sincomercio, Sindigusa, Sindicato Rural de Divinópolis e Clube de Engenharia de Divinópolis.