Uma mulher de 54 anos, funcionária da Escola Estadual São Francisco de Paula, no bairro Icaraí, em Divinópolis, foi presa por injúria racial contra uma aluna, de 17 anos. O crime aconteceu na manhã da última terça-feira (18).
A vítima disse à Polícia Militar que estava na fila da merenda, quando a autora do crime esbarrou na adolescente, que disse “não precisar empurrar que eu ia pedir licença”. A mulher pediu desculpas, e em seguida, comentou para uma colega: “Eu aqui trabalhando cansada e tenho que pedir desculpa para essa macaca”.
Outros estudantes e funcionários presenciaram a cena com revolta e acionaram o 190. A mulher foi detida e encaminhada para a Delegacia de Divinópolis. Moradores do bairro afirmaram que a vítima está bastante abalada e que não teria comparecido às aulas desde então.
Em nota, a Polícia Civil disse que a funcionária foi autuada em flagrante e conduzida para o Presídio Floramar, onde segue à disposição da Justiça. O inquérito segue em andamento.
A Superintendência Regional de Educação confirmou o caso e deve se pronunciar oficialmente nesta sexta-feira (21) sobre as medidas que serão adotadas.