Um fugitivo da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Divinópolis foi morto durante uma operação do Batalhão de Policiamento Especializado de Contagem, na última sexta-feira (28). Vinícius César Santos de Araújo, de 26 anos, era procurado pela Justiça desde fevereiro de 2023 e foi localizado durante uma ação que visava desarticular uma quadrilha especializada no roubo de carros de luxo na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com informações da Polícia Militar, a operação foi desencadeada após investigações indicarem que uma caminhonete Hilux clonada seria entregue a um traficante em Divinópolis. Durante as buscas, os agentes localizaram o foragido e outro suspeito circulando no veículo pelo Bairro São José.
Ao receberem ordem de parada, os suspeitos fugiram em alta velocidade, ignorando a abordagem policial. Para conter a fuga, os militares dispararam contra os pneus traseiros do automóvel e o estepe. Ainda assim, os criminosos continuaram a tentativa de escapar abandonaram o carro e tentaram fugir a pé por um lote vago no bairro Serra Verde.
Segundo a PM, Vinícius César estava armado e se recusou a largar o revólver, apontando-o na direção dos policiais, que reagiram e dispararam contra ele. O suspeito foi socorrido e levado ao Hospital Santa Mônica, mas não resistiu aos ferimentos.
A polícia informou que, além do mandado de prisão em aberto, o foragido também possuía um mandado de recaptura por ter escapado da Apac de Divinópolis. O outro suspeito conseguiu fugir e segue sendo procurado pelas autoridades.
Durante a operação, os militares apreenderam uma caixa contendo maconha, um revólver calibre .38 com oito munições e outro carro clonado estacionado na garagem da residência do fugitivo. Todo o material foi encaminhado para a delegacia de Divinópolis, e o caso segue em investigação pela Polícia Civil.