O Décimo Batalhão de Bombeiros Militar atuou na Operação Nossa
Senhora Aparecida 2023. Neste período, quando é comum o aumento do
fluxo de veículos nas rodovias, a permanência de viaturas em locais
sensíveis (pontos-base) é de grande reforço na diminuição do
tempo-resposta, sobretudo, nos locais com maior incidência de
acidentes graves. Além dessa atividade que visa garantir o trânsito
seguro, também é importante ter reforço logístico e de efetivo para
apoiar locais frequentados por banhistas e embarcações, como rios,
lagos e clubes aquáticos.
Durante o período da operação, o Décimo Batalhão (sede e frações) atendeu 401 ocorrências nos 54 municípios protegidos pelo Batalhão.
Acidentes
Foram atendidas 21 ocorrências de trânsito nos quatro dias de operação. Entre essas, uma colisão entre van e carro, na MG-050 km 303 envolvendo uma vítima presa às ferragens em parada cardiorrespiratória e outras três vítimas com ferimentos leves. E um capotamento de automóvel na MG-431 próximo a Pará de Minas com uma vítima. A vítima foi conduzida pelo SAMU enquanto os bombeiros combateram um princípio de incêndio no veículo.
Afogamentos
Na semana do feriado do dia 12/10, ocorreramseis6 afogamentos na região. Na segunda-feira (09), uma canoa virou no rio São Francisco em Bom Despacho, resultando na trágica perda de duas crianças de 11 e 12 anos. Na quinta-feira (12), um homem de 34 anos de Belo Horizonte se afogou nas margens do rio, e apesar dos esforços de seus amigos, não foi possível resgatá-lo, sendo encontrado a 1km do local do incidente.
No sábado (14), duas ocorrências de afogamento ocorreram: um homem de 17 anos foi arrastado pela correnteza próximo a Ripas – Nova Serrana, e outro homem de aproximadamente 35 anos submergiu enquanto nadava no rio próximo à fazenda Pontal – Conceição do Pará, sendo encontrado um dia depois.
No domingo (15), ocorreram mais dois incidentes. Um homem de 33 anos teve um princípio de afogamento em Conceição do Pará, quando atravessava o rio com duas sobrinhas menores de idade. Ele foi resgatado e encaminhado para atendimento médico. A segunda ocorrência foi um afogamento que aconteceu em uma cachoeira em Oliveira, envolvendo um amigo do filho do solicitante, cuja idade não foi revelada.
É importante ressaltar que essas tragédias destacam os perigos de nadar sem supervisão e sem a presença de um salva-vidas. A prevenção e a segurança aquática são fundamentais para evitar tais incidentes trágicos.